12:27Nepotismo em Tibagi

O Ministério Público do Paraná informa:

MP-PR propõe ação por nepotismo contra prefeito 

A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Tibagi, na região de Campos Gerais, apresentou nesta semana (5) ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Sinval Ferreira da Silva, por nepotismo. De acordo com o Ministério Público, apesar de advertido pelo MP-PR sobre a ilegalidade da contratação de parentes, conforme disposto pela Constituição Federal e pela Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, o gestor municipal nomeou para cargos comissionados, sem concurso público, pelo menos quatro servidores em situação que configura prática nepotista – todos também requeridos na ação. A responsável pelo caso é a promotora de Justiça Carolina Tavares da Silva Rockembach.

O Ministério Público requer a condenação de todos por ato de improbidade, o que nessa situação pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até dez anos, pagamento de multa, perda dos bens ou valores recebidos indevidamente (a ser apurado no decorrer do processo) e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios.

Conforme descreve o MP-PR na ação, foram beneficiados com cargos a sobrinha e o filho da secretária municipal de Saúde Jeanine Maciel Ribas, Anna Paula Ribas Rinck e Bruno Maciel Ribas, respectivamente, Liliana Prado, irmã da secretária municipal da Indústria e Comércio, Lílian Prado, e Rullyan Diego Mercer, sobrinho do chefe de gabinete da prefeitura, Rildo Emanoel Leonardi – além de enteado do secretário municipal de Transportes, Antônio Rieli Serenato. Todos os comissionados também são requeridos na ação.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.