15:26Cadeirantes fecham rua depois de esperar duas horas por ônibus

Do portal da rádio Banda B (www.portalbandab.com.br), em reportagem de Jadson André e Tiago Silva:

Depois de esperar por mais de duas horas no ponto e ver passar oito ônibus sem adaptação, quatro cadeirantes resolveram fechar uma rua em Curitiba e não deixar os coletivos passarem. O protesto aconteceu às 13h40 desta sexta-feira (7) na rua Desembargador Hugo Simas, região da Cruz do Pilarzinho. Eles estavam revoltados pela falta de veículos que possuíssem o elevador para pessoas deficientes e na oitava tentativa frustrada, foram para frente do ônibus impedindo o motorista de passar. Um congestionamento se formou nos dois sentidos da rua.Os passageiros da linha Interbairros II, que seguia sentido Terminal Campina do Siqueira, tiveram que descer e os coletivos que vinha logo atrás começaram a fazer um desvio pela rua Raposo Tavares. “Depois de horas esperando resolvemos tomar esta atitude. Estamos cansados de enfrentar uma situação como esta todos os dias. A maioria das linhas de Curitiba estão sem ônibus adaptados”, disse Joelinton Cordeiro de Araujo, um dos manifestantes.

“O motorista diz para esperarmos o próximo e quando este próximo chega diz para esperar novamente. Quando tem o equipamento, muitas vezes está quebrado. Geralmente estamos sozinhos, mas hoje como estávamos em quatro amigos na mesma situação fomos pra rua e paramos o ônibus, queremos nosso direito de ir e vir”, disse Fábio de Oliveira Quito, participante da paralisação.

O grupo afirmou que iria ficar ali até que recebessem uma resposta das autoridades. Eles ficaram rodeados de curiosos e, por volta das 14h15, um policial militar do Batalhão de Trânsito chegou de moto ao local e conversou com os manifestantes. Logo em seguida, o PM foi embora alegando que outra equipe viria para reorganizar o trânsito.

Urbs reconhece falhas

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) reconheceu o problema. Por meio de sua assessoria de imprensa, a direção informou que a acessibilidade no transporte coletivo da capital ainda é insuficiente, mas que programas de ampliação estão em curso. Segundo empresa, desde 2005 só entram veículos adaptados na frota que tem 83% de seus ônibus nesta situação.

No caso de hoje, a empresa alegou que ônibus adaptados da linha Interbairros II partiram do Terminal do Cabral às 11h08, 11h43, 13h18 e 13h53. Para resolver o problema da janela de quase uma hora e quarenta minutos no horário do meio dia, a direção da Urbs prometeu enviar mais um ônibus, que vai partir do Terminal do Cabral às 12h19.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.