21:10Justiça solta Bibinho

Do site RPC, em reportagem de Adriano Ribeiro:

Justiça concede habeas-corpus para Abib Miguel
Decisão permite que o ex-diretor geral da Assembleia seja solto e responda em liberdade às acusações realizadas contra ele. Ministério Público denuncia Abib Miguel por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

A Justiça concedeu no início da noite desta terça-feira (4) um habeas-corpus para o ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR), Abib Miguel, conhecido como “Bibinho”. A decisão, divulgada por volta das 18h, foi da juíza Lilian Romero, da Vara de Inquéritos Policiais da capital.

Abib Miguel foi preso no último dia 24 durante a Operação Ectoplasma I, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. Além dele, outras nove pessoas foram detidas na ação. Ao todo, os policiais apreenderam R$ 450 mil em dinheiro, armas, munição, um triturador de papel, papel picotado e documentos, computadores e 73 veículos, incluindo alguns automóveis de coleção.

Depois da prisão temporária, a Justiça havia determinado preventiva de Bibinho e outros dois ex-diretores da Casa: José Ary Nassiff (diretor administrativo) e Claudio Marques da Silva (diretor de pessoal). No pedido de detenção, o MP argumentou que eles deveriam permanecer presos para não atrapalharem as investigações e também como uma forma de garantia de ordem pública.

Na segunda-feira, o Ministério Público denunciou criminalmente os ex-diretores e o servidor João Leal de Matos. Eles são acusados de envolvimento no esquema de contratação de funcionários fantasmas e lavagem de dinheiro na Assembleia e foram denunciados pelos crimes formação de quadrilha, peculato (crime contra a administração pública), lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Cinco parentes de Matos ainda respondem por peculato. Todas as irregularidades podem render aos acusados uma pena que varia de 42 anos a 297 anos de prisão.

Com a decisão divulgada na noite desta segunda, “Bibinho” poderá responder em liberdade às acusações realizadas contra ele.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.