16:04O Metrô no PAC 2?

 

Luciano Ducci e Paulo Bernardo: conversa sobre o metrô
Foto de Joel Rocha

Da assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba:

Luciano Ducci apresenta a Paulo Bernardo proposta de inclusão do Metrô no PAC 2

O prefeito Luciano Ducci apresentou nesta quarta-feira (28), em Brasília, ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, proposta para que o Metrô Curitibano tenha 80% dos recursos incluídos no Orçamento Geral da União de 2011, por meio do Programa de Aceleração Econômica 2, o PAC 2. “A reunião foi muito positiva, nossa proposta foi bem recebida pelo ministro. Demos um grande passo para que Curitiba possa ter o seu metrô”, disse Luciano Ducci.A proposta se refere ao primeiro trecho da Linha Azul, do CIC Sul ao Centro, orçado em R$ 2 bilhões. A Prefeitura de Curitiba ficará responsável por investir R$ 400 milhões no projeto e a assumir a operação do sistema.

“A proposta é muito interessante e consistente. O fato de a cidade assumir inteira responsabilidade da operação do sistema pesa muito na liberação dos recursos”, disse o ministro Paulo Bernardo, que agendou para a próxima segunda-feira uma reunião entre técnicos da Prefeitura, do Ministério do Planejamento e de outros órgãos federais para aprofundar as discussões da proposta.

O projeto do Metrô Curitibano, além da operação do sistema, propõe a integração com o sistema de ônibus da cidade e a tarifa única integrada para metrô e ônibus.

“Curitiba tem eficiência comprovada na operação do sistema de ônibus e tem condições de oferecer esta excelência na operação do metrô. Nossa expectativa é da aprovação do projeto no PAC 2 e de, ainda neste ano, assinarmos junto ao Governo Federal um Termo de Compromisso para as obras do Metrô Curitibano”, afirmou Luciano Ducci. 

A Linha Azul será a primeira linha de metrô da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. O primeiro trecho será da CIC Sul à Praça Eufrásio Correia, com 12 estações e 13 quilômetros. “Este trecho apresenta uma demanda atual de 360 mil passageiros/dia, o que justifica a implantação de um sistema de metrô”, disse Luciano Ducci.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.