17:30Fiep apresenta plano para a Grande Curitiba

A Fiep informa:

FIEP APRESENTA PLANO SUSTENTÁVEL PARA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
Projeto prevê ações de colaboração intermunicipal em eixos urbano, ambiental, sócio-econômico e de gestão 

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apresentou nesta segunda-feira (26) ao governador do Paraná, Orlando Pessuti, e ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, um plano sustentável para a Região Metropolitana de Curitiba – RMC 2030, integrante da iniciativa Cidades Inovadoras, que visa criar e fomentar ambientes inovadores nas cidades paranaenses através da implementação de ações de curto e longo prazos. 

O plano prevê ações em quatro eixos de atuação: urbano, ambiental, social e econômico e governança e gestão. “São ações que podem ser trabalhadas simultânea e conjuntamente pelas prefeituras dos municípios da Região Metropolitana. Durante encontros de construção de agenda política no ano passado, detectamos uma necessidade comum nos municípios da RMC, de que haja uma articulação sistêmica entre as cidades, que muitas vezes compartilham problemas, mas poucas vezes conseguem enfrentá-los conjuntamente”, afirmou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. A apresentação aconteceu após a abertura da Conferência de Cooperação para a Inovação Sustentável – Anpei 2010, que acontece até a próxima quarta-feira (28), no Cietep, em Curitiba.

O RMC 2030 aponta ações como a melhoria viária das ligações urbanas, a implantação de ecovilas, tratamento paisagístico, transferência de tecnologia, qualificação profissional e convênios intermunicipais, entre diversas outras. O plano, montado em conjunto pela Fiep e pelas secretarias de Estado do Planejamento e dos Transportes, tem um custo estimado de R$ 3,2 bilhões em investimentos. “Queremos que Curitiba e Região Metropolitana se concretizem como uma região de cidades inovadoras. Curitiba é referência em muitos aspectos, mas precisamos fazer muito mais. Vamos fazer um esforço para que prefeitos e municípios possam adotar essas medidas”, disse o governador Pessuti.

“Nosso maior objetivo é criar um ambiente favorável para a troca de experiências e a cooperação intermunicipal. O Brasil só poderá se desenvolver como País se todas as localidades se desenvolverem regionalmente. E não há desenvolvimento sem inovação, por isso a indústria deve perseguir o florescimento de ambientes inovadores que, em última análise, é o que leva ao bem-estar de todos”, afirmou Rocha Loures. “Se tivermos sucesso na articulação entre empresariado, poder público estadual e poder público municipal, poderemos fazer da Região Metropolitana de Curitiba um verdadeiro polo de inovação no Brasil, e porta de entrada da comunidade internacional no país”, completou o presidente da Fiep.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.