11:29Renata Bueno e a batalha do pinheiro e gralha-azul

Recebemos a seguinte mensagem da vereadora Renata Bueno (PPS):

O pinheiro e a gralha-azul são, respectivamente, a árvore e a ave-símbolos do Paraná. Dentro do mesmo espírito, apresentei dois projetos de lei para nomear uma árvore e uma ave para serem símbolos da cidade de Curitiba. Por sugestão de eminentes estudiosos curitibanos de botânica e de ornitologia, indicamos a árvore Caingá e o pássaro Grimpeiro para representarem esses símbolos.

Para minha surpresa, os projetos suscitaram uma acalorada discussão quando vieram ao plenário nesta segunda-feira. Isso depois de uma longa tramitação pelas comissões especializadas. Alguns vereadores tentaram transformar o tema em um gigantesco cavalo-de-batalha, como se dessa escolha dependesse a solução dos grandes problemas da nossa cidade. Por fim, deliberou-se pelo adiamento da votação por dez sessões.

Considero os projetos relevantes, principalmente pelo seu caráter educativo e simbólico, sem trocadilhos. Todavia, não há razão plausível para que consumamos neles todo esse tempo e toda essa energia dos ilustres edis, que poderiam ser melhor aproveitadas para discutir e encaminhar os verdadeiros e urgentes problemas da população curitibana. Depois se reclama quando o povo considera a Câmara de Vereadores como um teatro de irrelevâncias, caro e ineficiente.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.