9:56Emir Sader faz palestra e lança livro nesta quinta-feira na UFPR

A Universidade Federal do Paraná informa:

O professor Emir Sader, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj, faz palestra e lança em Curitiba nesta quinta-feira (15) o livro intitulado “Brasil, entre o passado e o futuro”. Promovida pelos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da UFPR, em conjunto com o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, a palestra está marcada para as 18h30, no Anfiteatro 100 da Reitoria, localizado no Edifício Dom Pedro I, na Rua General Carneiro, 460. Organizado por Emir Sader e por Marco Aurélio Garcia, o livro reúne seis artigos de intelectuais brasileiros que abordam diferentes aspectos da era Lula (2003-2010), além de uma entrevista com Dilma Rousseff, ex-ministra da Casa Civil.

A obra foi publicada em coedição pela Boitempo Editorial e pela Fundação Perseu Abramo.

Secretário-executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, Emir Sader é graduado em Filosofia, mestre em Filosofia e doutor em Ciência Política pela USP.

Sobre o livro
Brasil entre o passado e o futuro
Emir Sader e Marco Aurélio Garcia (orgs.)

A obra reúne ensaios de pensadores da cena política e intelectual brasileira, que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos se debruçam sobre o passado recente do país, na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural.

Em uma coedição da Boitempo e da Editora da Fundação Perseu Abramo, Brasil: entre o passado e o futuro busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de alguns intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso.

Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com a ex-ministra Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso.

O livro apresenta um conjunto de dados, análises e propostas de ensaístas comprometidos com um projeto de país que será o centro do debate nas disputas eleitorais de 2010. Busca, assim, trazer uma contribuição interpretativa sobre o momento atual, vislumbrando transformar o futuro.

Ensaios e autores
Brasil, de Getúlio a Lula – Emir Sader
O Brasil herdado – Jorge Mattoso
A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda – Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza
A sociedade pela qual se luta – Guilherme Dias e Marcio Pochmann
Participação e mudança social no governo Lula – Luiz Soares Dulci
O lugar do Brasil no mundo: A política externa em um momento de transição – Marco Aurélio Garcia
Um país para 190 milhões de brasileiros – Entrevista com Dilma Rousseff

Ficha técnica
Título: Brasil, entre o passado e o futuro
Organizadores: Emir Sader e Marco Aurélio Garcia
Orelha: Nilmário Miranda
ISBN: 978-85-7643-059-9
Páginas: 200
Preço: R$ 35,00
Coedição Boitempo Editorial e Editora Fundação Perseu Abramo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.