17:17Na quarta, Olympio de Sá Sotto Maior Neto continua procurador-geral de Justiça

O Ministério Público do Paraná informa:

Olympio de Sá Sotto Maior Neto é reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça 

Nesta quarta-feira, 7 de abril, o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto será reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça. A sessão solene será realizada às 19 horas, no auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). Com a recondução, Olympio assume a gestão do Ministério Público do Paraná pela quarta vez, agora para o biênio 2010-2012. Ele ocupou o cargo anteriormente nas gestões 1994-1996 e 1996-1998 e, recentemente, 2008/2010.

O procurador-geral de Justiça foi eleito para recondução após votação realizada em fevereiro. Candidato único, recebeu 89% dos votos válidos. Olympio também é o atual presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), cargo que assumiu em outubro de 2009.

Natural de Curitiba, o procurador-geral de Justiça graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1975, e logo ingressou no Ministério Público Estadual, em 1977. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Castro, Jaguariaíva, Ribeirão Claro, Congonhinhas, Palmeira, Paranavaí, Ponta Grossa e Araucária. Na capital, atuou na Vara da Infância e Juventude e também junto à Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais. Coordenou os Centros de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. Lecionou Direito Penal e Direito da Criança e do Adolescente em várias instituições de ensino da capital.

Dono de um vasto currículo, com atuação destacada na área da infância, foi colaborador na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. Presidiu a Comissão Estadual de Estudos sobre o Menor em Situação Irregular e a Associação de Juízes de Direito e Promotores de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Paraná. Integrou, ainda, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Também foi membro do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED). É integrante da diretoria da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude e do Comitê Brasileiro de Juristas Pró-Convenção Internacional dos Diretos da Criança, bem como da Secção Brasileira do D.C.I (Defesa das Crianças – Internacional).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.