11:14"Incêndio" em Araucária

 por Pedro Rodrigues Neto

O prefeito de Araucária, Albanor Zezé Gomes (PSDB), está sentindo na pele o peso de carregar consigo a marca de uma massa falida. Sócio da extinta MegaCred, empresa financeira que faliu com a quebra do Banestado, deixando um rombo milionário no estado, principalmente na cidade que Zezé governa, Albanor está afundado em escândalos.

Zezé  que voltou a prefeitura em 2009, após quatro anos com os direitos políticos cassados por conta da massa falida, reassumiu a prefeitura negando qualquer envolvimento com a Mega Cred, mas, ao assumir o poder, nomeou como secretário de governo seu sócio na Mega Cred e irmão, João Lincoln Ferreira Gomes, que no ano passado foi condenado à prisão por conta dos desfalques milionários causados pela Mega Cred.

Mesmo assim Zezé manteve Lincon no poder de um dos mais expressivos ICM´s do estado. Para a população local, um condenado não poderia estar ocupando tal pasta, mas para o prefeito não há mal nenhum nisso. A pressão é grande, mas Zezé não abre mão de ter o irmão como fiel escudeiro, pelo contrário, dá toda a sustentação que o mano precisa.

Tal manobra do prefeito causou colapso na política local e, na semana passada, Lincon bateu boca e foi pra briga com o vereador Clodoaldo Nepomuceno Pinto Junior (PDT) ex-líder do governo de Zezé. Pinto Junior não gosta de coisa feita por trás, ao menos é o que ele afirma, e por isso deixou o posto de representante de Zezé na Câmara e foi pro braço com o irmão. Clodoaldo insinua, mas não dispara. Pelo visto a coisa que está por debaixo dos panos é feia mesmo.

Lideranças locais disparam munição pesada contra o prefeito e garantem que o município está em estado de guerra por conta das posturas adotadas por Albanor Zezé. A oposição afirma que Lincoln é um risco para a administração. O governo de Albanor blinda o homem sem explicar os motivos reais, e desta forma, o prefeito de Araucária segue tocando o barco ignorando.

Lula se diz preocupado

Em visita a Araucária, o presidente Lula se mostrou preocupado com o estado do município e em documento oficial enviado ao prefeito teria pedido que ele cuidasse do desenvolvimento da cidade. Segundo Lula, com tantos investimentos industriais favelas podem surgir por todos os lados levando a cidade ao colapso. Ele pediu ainda que Zezé fosse cauteloso. 

CPI´s

Zezé  ainda deverá encarar duas CPI´s instauradas pela Câmara de Vereadores. Segundo informações, as comissões irão averiguar possíveis fraudes na licitação do transporte escolar e a outra irá investigar possíveis fraudes na compra do Hospital São Vicente de Paula. Além de Zezé, o vice prefeito de Araucária, Isac Fiala, mais a secretária de educação, Maria José Dietrich, são acusados de fraude.

Outras acusações

Esta não  é a primeira vez que Zezé é posto contra a parede pro acusações de fraude e crimes financeiros. Embora tenha recuperado seus direitos políticos por conta de uma liminar que o exonerou temporariamente de efeitos administrativos na falida MegaCred, Zezé e seus sócios já foram acusado por suspeita de fraude em licitações em municípios do interior como Tomazina, por exemplo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.