10:22Jornal Rascunho é selecionado pelo Ministério da Cultura para ser lido em Bibliotecas Públicas Municipais, Pontos de Cultura e Pontos de Leitura de todo o Brasil

Primeira notícia boa, revelada hoje pelo Ministério da Cultura:

O Ministério da Cultura divulgou nesta quinta-feira, 25 de março, a lista dos selecionados no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura para Bibliotecas Públicas Municipais, Pontos de Cultura e Pontos de Leitura, instituído no âmbito do Programa Mais Cultura. Foram selecionadas nove publicações a serem apoiadas pelo Ministério da Cultura: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho e Fórum – Outro Mundo em Debate.

O objetivo da ação é popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais de baixa renda publicações com conteúdos diversificados e de qualidade. “Esperamos, com esta iniciativa, dar acesso aos mais diversos conteúdos culturais a populações variadas”, afirma Fabiano dos Santos Piúba, diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

Serão adquiridas sete mil assinaturas por periódico, com investimento total de R$ 4,1 milhões. As publicações serão distribuídas para bibliotecas públicas, Pontos de Leitura, Pontos de Cultura e outros equipamentos e espaços culturais.

Revistas, jornais e publicações de quase todas as regiões do país enviaram propostas. Ao todo, foram 62 inscritos, sendo habilitadas 26 propostas. Nove foram selecionadas e 17 avaliadas. Os avaliados têm ainda cinco dias úteis para entrar com recurso, conforme formulário disponibilizado no edital. A Portaria nº 10 foi publicada no Diário Oficial da União de 25 de março (Seção 1, página 46).

Participaram do edital pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que têm como área fim a publicação de impressos distribuídos em território brasileiro, com um mínimo de 35% do conteúdo direcionado para cultura e artes. Os selecionados disponibilizarão todo o conteúdo da edição impressa na Internet no mesmo dia em que a edição é enviada aos assinantes.

Cada periódico foi avaliado por, no mínimo, dois integrantes da comissão, que usaram como critérios a proposta editorial, a qualidade estética, o compromisso socioambiental e a repercussão da publicação.
 
A comissão se reuniu nos dias 3 e 4 de março e era composta por oito integrantes da sociedade civil, com notório saber e reconhecido saber na área cultural – como escritores, professores e jornalistas -, e dirigentes do Ministério da Cultura.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.