17:09UFPR faz seminários sobre uso de drogas e violência

Pela causa: 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR promove nesta semana dois seminários de extensão universitária, ambos gratuitos e abertos à comunidade.

O primeiro deles, “Dialogando sobre prevenção”, relacionado ao uso de drogas, está marcado para esta quarta-feira (24/3), às 19h30, no auditório do Setor de Ciências da Saúde, localizado nos fundos do Hospital de Clínicas.

Em parceria com a Associação Brasileira de Agentes de Saúde em Alcoolismo, o debate tem como público-alvo agentes de saúde em alcoolismo, consultores em dependência química, alunos e professores da UFPR.

Participam do seminário os professores Amadeu Roselli-Cruz (UFMG) e Luiz Renato Carazzai (UFPR). A mediação será da professora Araci Asinelli-Luz, do Setor de Educação da UFPR.

O segundo seminário de extensão, intitulado “Prevenção das Violências; isso é possível?” será na quinta-feira (25/3), também às 19h30, no Anfiteatro 100 da Reitoria. E terá a participação de Roberson Luiz Bondaruk, coronel da Polícia Militar e doutor em Estratégias de Segurança Pública pela UFPR.

O público-alvo são professores, funcionários e estudantes de graduação e pós-graduação do Setor de Educação e demais pessoas interessadas. Na ocasião, Bondaruk ─ premiado em 2009 pela proposta que usa o design de roupas e acessórios para combater crimes como furtos e roubos, desenvolvida a partir de sua tese de doutorado ─ fará o lançamento uma cartilha com dicas de segurança pública dirigida às mulheres.

Ambos os seminários são organizados pela linha de pesquisa “Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.
Serviço
Seminários de extensão universitária

Dialogando sobre prevenção
Auditório do Setor de Ciências da Saúde
Rua Padre Camargo (fundos do HC)
24 de março de 2010, das 19h30 às 22h
Prevenção das Violências; isso é possível?
Anfiteatro 100
Setor de Educação da UFPR (1º andar)
25 de março de 2010, das 19h30 às 22h
Perfil dos participantes
(Fonte: http://lattes.cnpq.br)

AMADEU ROSELLI-CRUZ
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Graduação em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte (1985), Graduação em Biomedicina pela Universidade de Brasília (1974), Especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto Cultural Newton Paiva (1979), Especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção do abuso de drogas, tratamento do abuso de drogas, Educação, psicoterapia de usuários de drogas, Abuso de drogas e psicossociologia. Autor de livros, artigos e projetos nacionais e internacionais. Agraciado com vários prêmios de pesquisa e títulos.
ROBERSON LUIZ BONDARUK
Formado pela Academia Policial Militar do Guatupê, foi subchefe do Estado Maior da PMPR, atual comandante da APMG. Bacharel em Direito (PUCPR), é Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (PMESP), Doutor em Estratégias de Segurança Pública (UFPR). Presta serviços à PM há mais de 30 anos e autor de vários livros, entre eles: Polícia Comunitária: polícia cidadã para um povo cidadão; O império das casas abandonadas: crianças e adolescentes de rua e a polícia; A prevenção do Crime através do Desenho Urbano, Arquitetura contra o crime; Design contra o crime: prevenção situacional do delito através do design de produtos, entre outros.
LUIZ RENATO CARAZZAI

É médico psiquiatra com especialização no tratamento do alcoolismo e das demais dependências químicas, especialista em psiquiatria forense. É médico do Serviço de Medicina Psiquiátrica da UFPR e supervisor da residência médica em psiquiatria e da especialização em psiquiatria no ambulatório de saúde mental do HC. Foi presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do PR, diretor clínico do Serviço de Psiquiatria do Hospital Bom Retiro, responsável pela criação e organização de inúmeros serviços na área do atendimento em dependência química; Médico-referência do Grupo de AA no PR.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.