14:15"Nóis tá tudo acertado, nóis se finge de leitão pra poder mamar deitado"

Deu no blog do jornalista Josias de Souza, na Folha Online:

Nesta sexta (12), Lula foi ao Paraná. Com Dilma Rousseff a tiracolo, entregou a primeira etapa das obras da Repar (Refinaria Getúlio Vargas).

O TCU detectara superfaturamento na obra. Recomendara a suspensão do repasse de verbas. O Congresso referendara a decisão. Mas Lula dá de ombros.

Presente à cerimônia, o governador Roberto Requião, pseudocandidato do PMDB à presidência da República, surpreendeu.

Em discurso, Requião evocou a frase de um amigo para dizer algo que foi entendido como uma declaração de apoio a Dilma: “Nóis tá tudo acertado, nóis se finge de leitão pra poder mamar deitado”.

Ao mirar as tetas do eventual futuro governo Dilma, Requião deitou uma candidatura própria que, antes, dizia estar em pé.

Pronunciara ataques à direção nacional do PMDB, simulando contrariedade com o acerto que fará do grão-pemedebê Michel Temer o vice de Dilma.

Criticara asperamente o PT do Paraná, forçando o partido de Lula a romper com ele e a entregar os cargos que mantinha no governo paranaense.

Em privado, alvejara Lula e Dilma que, no Paraná, se encaminham para um acerto com o desafeto Osmar Dias, candidato ao governo do Estado pelo PDT.

Numa única frase, Requião converteu Requião em pantomima. No lugar do presidenciável, surgiu um simulacro de leitão, que prefere mamar deitado a brigar em pé.

Ao achegar-se ao microfone, Requião ouviu um ensaio de vaias. A platéia, constituída de funcionários da Petrobras, tomava-o por traidor.

O governador reagiu. Declarou-se um quadro de “esquerda”. Um defensor da “empresa nacional”. Incapaz de permitir que retrocedam os avanços obtidos sob Lula.

“A última coisa que eu esperaria na minha vida era esse tipo de comportamento em uma assembléia de trabalhadores de uma empresa nacional”, disse Requião.

A frase do leitão como que pacificou a platéia. Antes, numa entrevista a um diário local, Lula falara da dificuldade de “juntar no mesmo barco todo mundo que a gente respeita e admira”.

Estava enganado. A despeito da retórica ciclotímica, Requião já está com os dois pés no transatlântico partidário que conduz a candidatura de Dilma.

Lula aproveitou a solenidade para festejar, uma vez mais, o êxito de seu governo no combate à crise. Disse que o brasileiro nem sentiu os efeitos da turbulência global (assista abaixo).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.