17:411,5 milhão de seguidores

 por Bia Moraes
 
 Hoje, em meio à tristeza e revolta pelo assassinato do cartunista Glauco e seu filho, com a violência cada vez mais e mais correndo solta nesse país, surge uma informação que dá orgulho do Brasil – ou melhor, do povo brasileiro. Na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010, que está acontecendo no Cietep, desde quarta-feira até amanhã, entrevistei o americano Steven Johnson, considerado um dos maiores pensadores de web na atualidade e palestrante do evento.
 
Ele tem várias razões para gostar do Brasil, conforme me falou antes de sua palestra sobre redes sociais (que por sinal foi excelente e um sucesso de público). Além de ter sido muito bem acolhido na Campus Party, em São Paulo, em fevereiro, assim como aqui em Curitiba para a CICI 2010, e ter adorado as duas cidades, ele tem no Brasil um grande número de leitores. Somos o único país fora dos EUA que tem todos os livros de Johnson publicados em português. “Isso é incrível, é muito bacana. Nem na Grã-Bretanha todas as minhas obras foram lançadas”, comentou. 
 
Johnson, que mora no Brooklyn, em Nova York, disse também que gosta de acompanhar comentários de seus seguidores no Twitter sobre os livros que escreve. “É uma visão muito diferente das críticas em jornais, que são escritas por resenhistas profissionais. Pelo Twitter conheço a opinião do leitor real. O retorno é muito legal. São comentários espontâneos, críticas, elogios, correções, perguntas e provocações”. Johnson tem mais de 1,5 milhão de seguidores no microblog – evidentemente, muitos brasileiros entre eles. Os livros de Steven Johnson foram publicados pela editora Jorge Zahar. A julgar pelo conteúdo das duas palestras dele no evento, do blog e do Twitter dele, e também da entrevista que me concedeu, devem ser bem interessantes.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.