14:02PT, 30 anos

por Gleisi Hoffmann

PT – 30 anos de história e compromisso com o Brasil

Hoje, dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores comemora 30 anos de história. Nasceu diferente de todos aqueles que existiam como organização partidária a época. Sua origem foi no movimento popular e sindical, nas comunidades eclesiais de base, nos grupos intelectuais de esquerda. Acolheu organizações que radicalizavam na postura política, pregando a luta armada para o rompimento com o sistema vigente. Mais tarde esses grupos saíram do partido. Mas também acolheu movimentos que defendiam a caminhada pacífica e a orientação pelos princípios cristãos.

Foram essas diferenças que marcaram a diferença do PT. A capacidade de ter respeito aquilo que não é igual, não é uniforme, mas está congraçado e convergente a objetivos comuns e interesses coletivos como liberdade, justiça, participação.

O PT também surge como instrumento de defesa das organizações populares e cria uma relação de respeito às instâncias dessas organizações sem impor posicionamentos; ao contrário, o debate para o convencimento e o trabalho articulado é marca histórica do PT. Por isso as inúmeras e intermináveis reuniões. Porque acreditamos que o consenso é o objetivo da democracia, mais do que a vontade da maioria. É verdade que nem sempre conseguimos estabelecê-lo, mas sempre primamos por ele.

Quando todos imaginavam um Partido carrancudo, simbolizado por barbas cerradas, o PT absorveu a alegria popular e a fez instrumento para enfrentar as dificuldades que enfrentou. Disseminou emoção com suas campanhas e músicas diferentes e criou marcas, tantas que, em um dado momento, surgiu a expressão “Isso é coisa do PT”.

Foram altos e baixos, erros e acertos e a alcunha acima caracteriza coisas boas e ruins na vida partidária. Mas temos convicção que as coisas boas foram sempre maiores, caso contrário a maior liderança petista não estaria governando o Brasil por quase oito anos com uma estrondosa aprovação popular.

Quando olhamos para a trajetória partidária, fica nítido que estamos contribuindo para mudar o país. As propostas debatidas e gestadas nas instâncias do PT nesses trinta anos tem dirigido muitas ações de governo. Revolucionamos a vida de milhões de pessoas, garantimos a sobrevivência de quem estava condenado pela miséria. Estimulamos o desenvolvimento a ponto do país ser credor do FMI. Mais ainda, o prestígio internacional conquistado pelo Brasil não porque somos uma potência bélica ou financeira, mas, porque, além do respeito com os demais países, o governo teve a coragem de admitir que seu povo vivia com fome e enfrentou com prioridade esse problema.

O salário mínimo chegou a trezentos dólares, o real foi a moeda mais valorizada no ano da crise e o desastre econômico internacional não atingiu o povo brasileiro. A educação tem grandes investimentos. O planejamento de médio e longo prazo foi retomado e agora seremos um grande produtor de petróleo.

Os resultados de nosso governo são possíveis porque o PT não é um Partido que atua na política só para vencer eleições e exercer o poder. O PT quer mudar a vida das pessoas, servir as comunidades, fazer com que todos possam desfrutar de alegrias e felicidade.

Queremos continuar com essa história e com essa causa. É por isso que outra vez inovaremos em nossa caminhada. Depois de um operário presidente, o PT escolhe para a disputa eleitoral de 2010 uma mulher, a ministra Dilma Roussef, que não tenho dúvidas, o sucederá. E com certeza isso também é, como as conquistas relatadas, coisa do PT.

Aqui no Paraná para presentear essa história e homenagear aqueles que nos antecederam, lançamos um livro, escrito pelo jornalista Roberto Salomão, Anos Heróicos, que conta como foram os dez primeiros anos do PT, até eleger sua primeira bancada de deputados federais.

Para mim foi uma honra, um orgulho e um enorme desafio presidir esse partido. Espero ter contribuído um pouquinho com essa história. Parabéns PT! Parabéns a todos e todas que ajudaram e ajudam a construir suas marcas.

Gleisi Hoffmann, advogada, é presidente do PT do Paraná.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.