14:56Gleisi e o manifesto pró-candidatura ao Senado

Gleisi Hoffmann está tão firme na convicção de ser candidata ao Senado (e o maridão Paulo Bernardo também), que no sábado, durante o festerê pelos 30 anos do PT do Paraná e o auê causado pela visita da ministra Dilma Rousseff, candidata à presidência da República, um manifesto, muito bem produzido, “dos apoiadores e apoiadoras” desta ideia foi lançado no evento. A foto da capa é a mesma utilizada no site dela. Confiram foto e texto:

gleisimanifesto

Manifesto dos apoiadores e apoiadoras da pré-candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado Federal pelo Paraná. 
 
1. O Brasil, nos últimos anos, deu passos significativos em direção à construção de uma nação mais forte, mais democrática e participativa, mais humana, justa e igualitária, e mais segura ambientalmente. O crescimento observado em nossa economia interna e o fim da dívida com o FMI são exemplos concretos dessa transformação em curso. A isso se somam a redução das desigualdades sociais e regionais materializadas nos mais de 32 milhões de brasileiros e brasileiras que deixaram à linha da pobreza e os 20 milhões que ascenderam à classe média neste período; a redução dos desmatamentos nos diversos biomas que constituem nosso território; a distribuição de renda através do programa Bolsa Família e do aumento real do salário mínimo e das aposentadorias; a ampliação da renda do agricultor familiar e a expansão das fronteiras produtivas e comerciais no setor rural; os investimentos em infraestrutura através do PAC e de programas como o Minha casa, Minha vida e o Luz para Todos, exemplos mais visíveis das políticas públicas operados pelo Governo Federal que demonstram de forma cabal o quanto avançou o Brasil em pouco mais de seis anos do governo do presidente Lula, de um governo com a marca do Partido dos Trabalhadores. Uma marca que rompe com anos de exclusão da maioria do povo brasileiro e que deve continuar para consolidação do projeto democrático popular. 
 
2. A consolidação e reafirmação deste projeto nacional do Partido dos Trabalhadores passa pela eleição da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, objetivo maior que vem balizando todos os movimentos realizados pelo partido no Paraná. 
 
3. Contudo, reafirmar este projeto de Brasil significa ir além da eleição de nossa candidata à presidência. Exigirá também a construção das condições objetivas para que o seu governo se consolide no aprofundamento das conquistas que a imensa maioria da população brasileira alcançou nos dois primeiros governos do PT no plano federal, fortalecendo as esferas de representação política e social de forma a garantir um espaço cidadão para mais crescimento e mais conquistas. 
 
4. E para nós, do Partido dos Trabalhadores do Paraná, um dos espaços 
fundamentais para a constituição desta realidade é o Senado Federal. A Casa onde os grandes temas federativos deveriam ser tratados. A Casa por onde deveriam passar todos os debates no sentido da construção de consensos pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas que, infelizmente, nos últimos anos, tem se ocupado com temas menores da disputa político-eleitoral e político-personalista, ou ainda, dispensado tempo e esforço para curar suas próprias feridas. O Senado Federal, para nós, é um tribuno importante na consolidação da nossa democracia, contudo, precisa retomar sua vocação de seara dos grandes debates de interesse público e de elaboração de alternativas para a solução dos grandes e verdadeiros problemas nacionais. 
 
5. Para que isto ocorra é fundamental a realização de uma ampla reforma política através de uma Assembléia Constituinte exclusiva. Uma reforma onde o Senado se coloque realmente como uma Casa revisora. Uma reforma que acabe com a figura do suplente de senador e que permita apenas uma reeleição, assim como ocorre com outros cargos majoritários. Enfim, uma reforma que inclua, em seu bojo, a revisão do papel do senado e sua relação com a sociedade.

6. Outro fator fundamental que afeta sobremaneira a forma como se dá a política no Senado é  a sua representação, cabendo à sociedade manter ou renovar sua composição. É imprescindível que tenhamos no Senado Federal parlamentares comprometidos com uma visão moderna de legislativo, pessoas que acreditem que é possível unir as forças políticas, respeitando e mantendo as suas diferenças, em torno dos eixos comuns, em projetos e ações que signifiquem melhorar a qualidade de vida do povo paranaense e do povo brasileiro. 
 
7. Por isso, o Partido dos Trabalhadores no Paraná – independente de 
como se configurarem as alianças para a disputa ao Governo do Estado, 
caminhará coeso e fraterno em torno da pré-candidatura de Gleisi Hoffmann, ao Senado Federal. 
 
8. E o faz por entender que Gleisi Hoffmann, se for indicada como candidata ao Senado Federal, reúne todas as condições para implementar um mandato de união em defesa dos interesses do Paraná; o faz por entender que os seus compromissos partidários e de vida a credenciam a ser uma das melhores representantes de nosso estado no Senado. 
 
9. É por estes aspectos que conclamamos o PT do Paraná a discutir a pré-candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado Federal no próximo ano por entender, também, que a sua capacidade administrativa testada e aprovada como secretária municipal, secretaria estadual e diretora financeira de Itaipu binacional, a credenciam para um grande mandato em defesa dos interesses do Estado e do Brasil.

10. Observamos ainda que um projeto de Brasil que inclua e amplie de forma livre e plural saberes, controvérsias, potencialidades e demandas dos movimentos sociais, organizados ou não, exige um respaldo técnico e político em sua representação no Congresso Nacional, representação essa com capacidade de articulação e composição, em bases éticas, estratégicas e democráticas, que faça do debate e dos textos propostos caminhos seguros em direção a ações legislativas transformadoras. 

 
11. Estamos, desde já, ao lado de Gleisi Hoffmann na pré-candidatura pelo PT ao Senado, convictos que sua experiência na vida pública lançará  um novo olhar sobre a política, apostando no diálogo, na cooperação e na união como forma de defender o nosso Estado em Brasília.

O manifesto poderá ser assinado pelo site do PT Paraná a partir desta sexta-feira. Acesse www.pt-pr.org.br/manifesto e inclua seu nome na relação de apoiadores e apoiadoras de Gleisi Hoffmann na pré-candidatura ao Senado Federal.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.