6:31Para ajudar os haitianos

Pela causa:

Governo lança campanha de arrecadação de donativos para vítimas do terremoto no Haiti

O Governo do Paraná lançou em Curitiba, campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do terremoto no Haiti. Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, da Associação Paranaense de Supermercado e da Organização das Cooperativas do Paraná ressaltaram nesta segunda-feira (18), durante reunião no Palácio das Araucárias, que os donativos para as vítimas do terremoto no Haiti devem ser alimentos prontos para consumo.

“Em virtude da situação em que se encontra o Haiti, pedimos que as doações sejam de alimentos de consumo imediato. A Defesa Civil elaborou uma lista com itens para a doação: leite longa vida, embalagem com 12 unidades; sucos de frutas prontos para consumo de 1 litro, embalagem com 12 unidades e barras de cereais e bolachas em caixas lacradas”, explicou o chefe da Divisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Osni Bortolini.

As pessoas que desejam colaborar devem levar os donativos a um quartel da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Bombeiros Comunitários. “A Defesa Civil do Paraná tem oito regionais em todo o Estado. As cidades maiores irão concentrar as doações e depois encaminhá-las para o Rio de Janeiro. Solicitamos que os alimentos venham organizados, para facilitar o trabalho. De acordo com instruções da Defesa Civil Nacional, roupas e outros alimentos não serão arrecadados ainda”, acentuou Bortolini.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini, lembrou que o Paraná doou há alguns meses 50 sacas de feijão e milho ao Haiti. “O país passou as demandas ao Itamaraty e este nos solicitou grãos para ajudar. Foram enviadas 25 sacas de feijão e 25 de milho. O Paraná quer ajudar da melhor maneira. Já sabemos que são 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. Temos muito trabalho. Esta é a nossa homenagem a Dra. Zilda Arns, que pregou a solidariedade e o amor aos necessitados”, afirmou.

O superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Antônio Rovaris, explicou que as lojas terão pontos de arrecadação de alimentos. “A nossa ideia é montar uma logística que auxilie o Governo do Paraná na arrecadação de donativos. Os produtos pré-definidos terão um espaço reservado em cada supermercado, para facilitar o trabalho da população. Dentro de dois a três dias começaremos a arrecadar os alimentos”, afirmou.

A presidente da Casa Latino-americana (Casla), Gladys de Souza, enfatizou a importância de mandar apenas os alimentos selecionados pela Defesa Civil. “O Haiti não possui nenhuma condição de preparo de alimentos. Se mandarmos arroz e feijão não haverá como cozinhá-los. É fundamental que as pessoas que queriam ajudar comprem apenas os alimentos de consumo imediato. Trata-se de uma situação emergencial”, disse.

De acordo com o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, é importante que as pessoas observem o prazo de validade dos produtos. “A preferência é para alimentos que tenham seu prazo de vencimento a partir de março de 2010. Observando os prazos, evita-se que os produtos cheguem vencidos” disse.

A Defesa Civil quer criar uma rede de solidariedade para conseguir arrecadar o maior volume de donativos possível. “Sugerimos às pessoas que não têm condições de doar mais de uma unidade, como por exemplo, um litro de leite, que se organizem com vizinhos, parentes, condomínios e outros, para que juntos façam as suas doações”, disse Pinheiro. Ele destaca o grande número de voluntários que se dispuseram a ajudar as vítimas do terremoto. O cadastro on-line de voluntários para atuar no Haiti gerou recorde de acessos no site da Defesa Civil do Paraná. Até a sexta-feira (15), os acessos superaram a média semanal. Foram mais de 6 mil acessos, contra uma média de 700 a 800 acessos diários no site.

O banco de voluntários da Defesa Civil tem 1.500 voluntários cadastrados. Mais de 200 policiais militares foram previamente selecionados para o auxílio às vítimas do terremoto no Haiti e estão prontos para serem acionados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3350-2610 e (41) 3350-2733 ou no site da Coordenadoria Estadual do Paraná www.defesacivil.pr.gov.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.