15:06Pesquisa para balançar o ninho

Do analista do Primeiro Planalto:

A pesquisa Ipespe foi publicada hoje, mas ontem circulava no Paraná e o alvo a que se destinava atingir, e sentiu a pontada, bradou que ela tinha o objetivo de uma bomba de nêutron: atropelar as demais pesquisas divulgadas no final do ano, principalmente a que mais cutucou o rei dos números de hoje, o senador Álvaro Dias (PSDB:  a do Datafolha, onde ele perdeu para o irmão Osmar Dias por uma diferença de 14 pontos na disputa pelo Governo do Estado. O alvo era Beto Richa, que disputa com Álvaro Dias a indicação do partido e deve dar mais um passo amanhã na caminhada para a indicação, quando a Executiva do partido vai se reunir e decidir que no dia 8 de fevereiro o Diretório Estadual escolherá um nome, no voto, como quer Richa,  sem pesquisa, como sonha Álvaro Dias. Um detalhe também chamou atenção no processo de divulgação:  a pesquisa do Ipespe chegou ontem a várias fontes de comunicação, portanto ainda dentro do prazo de interdição preconizado pela Lei Eleitoral, ou seja, 5 dias a partir do registro, que ocorreu no dia 13 de janeiro, conforme registro. Ao sociólogo Antonio Lavareda, o dono do Ipespe, com sede em Pernambuco, captou-se no lado de dentro da mesma trincheira tucana, ou seja, o lado do prefeito de Curitiba, várias indagações – e estas também chegaram a alguns canais de comunicação para, no mínimo, neutralizar o suposto ataque ou, no máximo, atiçar ainda mais a disputa. A saber:
 
1 – Nos seis cenários da pesquisa, não há o confronto direto os irmãos Álvaro e Osmar, ou seja, entre PSDB e PDT. Talvez porque Alvaro sempre disse que não haveria disputa entre os dois, coisa que o segundo nunca confirmou? Interessante é que, apesar disso, o primeiro cenário teria então escapado a esta norma, pois coloca Álvaro, Osmar, Pessuti, Melo Viana, Lygia Pupatto e Lineu Tomaz simulação.

2 – O cenário onde os dois tucanos, o senador Álvaro Dias e o prefeito Beto Richa, é muito estranho no meio da pesquisa. Ambos são do PSDB e, nesse caso, segundo quem entende, a premissa é surreal, postiça, já que o partido só pode ter um candidato.

3 – Antonio Lavareda, o dono do Ipespe, esteve há um mês em Curitiba e teria dito que as duas perguntas que poderiam ser feitas ao eleitor para definir a escolha entre Álvaro e Beto Richa seriam as seguintes: 1) Quem você acha que vai ser o futuro governador do Paraná, (numa prospecção de expectativa de vitória)?; e 2) Quem é o melhor candidato para o PSDB, Beto Richa ou Álvaro Dias?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.