15:26Mensagens

A quem interessar, seguem as mensagens recebidas até agora por este blog lamentando a morte de Zilda Arns:

A HUMANIDADE EM LUTO
 
A morte da grande médica humanitária e sanitarista, Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, causa dor e luto em mim, nos país e em toda a humanidade. Ao caminhar pelas ruas do Haiti, um dos países que visitava em sua campanha em favor dos excluídos, e ser uma das muitas vítimas do terremoto, Zilda Arns morreu como sempre viveu: no exercício do bem. Os meus pêsames à família.
 
Ratinho Junior
Deputado federal (PSC/PR)

———

Osmar Dias lamenta a perda de Zilda Arns
 
Zilda Arns deixa um exemplo de iniciativa, dedicação e solidariedade para o Brasil e para o mundo. O trabalho desenvolvido por ela à frente da Pastoral da Criança é exemplo permanente de valorização da família e da luta pela garantia da vida de milhares de crianças e o desenvolvimento delas na primeira infância. Zilda Arns se foi no exercício da profissão mostrando a outros países que é possível ter êxito quando se tem vontade e amor ao próximo. A obra de Zilda Arns deve servir de modelo às ações públicas de valorização também dos nossos jovens pela garantia do ensino e da geração de oportunidades para o futuro.
 
Osmar Dias

————
Renata Bueno lamenta perda de Zilda Arns
           

 A vereadora Renata Bueno (PPS) lamentou a morte da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, coordenadora internacional da Pastoral da Criança (CPC), ocorrida durante o terremoto que atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12). Zilda Arns estava no país centro-americano desde o dia 11, onde participaria de um encontro de religiosos locais e hoje (13) faria uma palestra em Porto Príncipe, sobre os cuidados preventivos para as mães e crianças, além de expor o trabalho da CPC.
            “A perda da doutora Zilda Arns foi um grande golpe para todos nós. Ela continuará sendo exemplo para todos por toda a sua dedicação às crianças, às mães e por sua preocupação com o futuro e uma condição de vida melhor para todos. Sua vida foi marcada pela prática incessante do bem”, disse Renata, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores.
            Zilda Arns Neumann, 73 anos, nasceu em Forquilhinha (SC). Era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
            Por conta de seu trabalho humanitário, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ela era cidadã honorária em dez estados brasileiros. Junto com Zilda Arns, outros quatro militares brasileiros no Haiti também morreram.

————

Câmara lamenta o falecimento de Zilda Arns
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), lamenta o falecimento de Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, conhecida mundialmente pelo trabalho à frente das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, órgãos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúnem hoje 274 mil voluntários e beneficiam milhões de pessoas em todo o País.
Em seu nome e dos demais 37 vereadores, Derosso reforça a admiração que a população de Curitiba nutria pela personalidade e atuação humanitária de Zilda Arns, cuja família reside na cidade desde a década de 1940, quando mudaram-se de Forquilhinha, em Santa Catarina, para a capital do Paraná. Irmã de dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, e tia do senador Flávio Arns (PSDB), ela deixa cinco filhos e dez netos. Consternada com a grande perda à capital, ao Estado e ao Brasil, a Câmara Municipal de Curitiba apresenta as suas condolências à família.
Aos 73 anos de idade, Zilda Arns estava no Haiti desde o domingo (10), quando um terromoto de sete graus de magnitude atingiu o país nesta terça-feira (12), com elevado número de vítimas e danos à infraestrutura local. Em 2006, o conjunto da obra humanitária de Zilda Arns foi reconhecido e ela recebeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Curitiba

——————
Plauto Miró Guimarães se lamenta morte de Zilda Arns
 
A médica e sanitarista Zilda Arns Neumann, 75 anos, faleceu na última terça-feira (12) vítima do terremoto de magnitude 7 que atingiu o Haiti. Fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança – organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos – Zilda recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. Também foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
 
O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) solidariza-se com a morte de Zilda: “Ela foi uma mulher que dedicou sua vida a servir, cuidando de pessoas carentes, educando e salvando crianças da mortalidade infantil e da violência familiar. Zilda é um exemplo para a humanidade. Sentiremos muito sua partida”.
 
Zilda é tia do senador paranaense Flávio Arns (PSDB).

——————
 
NOTA DE CONDOLÊNCIA

Como Deputado Federal e educador, sinto pelo Brasil a grande perda sofrida com o falecimento de Zilda Arns. Ela será sempre lembrada, exaltada e referenciada por seus feitos em prol da humanidade, das crianças e da união dos povos.
Uma grande tragédia que assolou a história do Brasil, pois deixou uma lacuna na solidariedade brasileira.

Wilson Picler
Deputado Federal – PDT / PR
Titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

———————-

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ZILDA ARNS
 
É com pesar que o PT de Curitiba lamenta a morte trágica da médica Zilda Arns, uma das mais importantes personalidades brasileiras na luta contra a fome e desnutrição
A tragédia que a levou a morte relembra mais uam vez que lá estava Zilda Arnes propagando seus ensinamentos e lutando, em especial, pelo direito a familia.
Conhecida internacionalmente sempre será lembrada e , sem dúvida alguma, seus caminhos foram trilhados para que sua luta fosse permanente. Através da Pastoral da
Criança foi incansável na formação de agentes voluntários e nos desenvolvimento de políticas públicas de alimentação e nutrição, amamentação materna e controle da mortalidade infantil, entre outras ações de prevenção e promoção da saúde, tão preciosas ao desenvolvimento da infância. Hoje a Pastoral da Criança está presente em 27 países.Seus exemplos mudaram o Brasil.
Neste momento nos unimos a dor de seus familiares e prestamos nossa solidariedade.
 
 
A direção do Partido dos Trabalhadores de Curitiba

———

ROMANELLI DESTACA A LUTA DE ZILDA ARNS PELAS CRIANÇAS POBRES DO MUNDO INTEIRO‏

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB) lamentou com pesar a morte da médica Zilda Arns, vítima do terremoto que ocorreu no Haiti nesta terça-feira (12). “O Paraná e o Brasil perdem sua maior referência de solidariedade, um trabalho mundialmente reconhecido de proteção e cuidados com as crianças mais pobres”, disse Romanelli sobre a presidente da Pastoral Internacional da Criança.

Romanelli lembrou a participação ativa de Zilda Arns na discussão que culminou com a aprovação da lei que baniu o fumo em ambientes fechados no Paraná. “Ainda no ano passado, mantive um contato direto com ela em função da discussão e aprovação da lei antifumo no Paraná. Posso dizer, com certeza, que a participação da doutora Zilda Arns foi fundamental para aprovar a lei que livrou os ambientes fechados dos malefícios do tabaco”, disse.

O deputado disse que ainda que Zilda fez parte da frente antitabagista, ligou, conversou, esteve nos gabinetes dos deputados e nas comissões que debateram a lei. “Para ela, a lei aprovada foi uma ação para preservar a vida e que sociedade paranaense avançou com coragem e consciência”. A lei paranaense serviu de exemplo e a doutora Zilda Arns escreveu várias cartas e enviou cópias das leis aos legislativos estaduais e municipais do Brasil.

“Perdemos uma referência, exemplo de cidadã, mas ficamos com um legado de uma luta inquestionável na defesa dos mais pobres e das crianças no mundo inteiro”, completou Romanelli. Leia a seguir a íntegra da nota do deputado.

Perdemos uma referência e exemplo de cidadania

Lamento, com pesar e tristeza, a morte da doutora Zilda Arns. O Paraná e o Brasil perdem sua maior referência de solidariedade, um trabalho mundialmente reconhecido de proteção e cuidados com as crianças mais pobres. Ainda no ano passado, mantive um contato direto com ela em função da discussão e aprovação da lei antifumo no Paraná. Posso dizer, com certeza, que a participação da doutora Zilda Arns foi fundamental para aprovar a lei que livrou os ambientes fechados dos malefícios do tabaco.

Doutora Zilda fez parte da frente antitabagista, ligou, conversou, esteve nos gabinetes dos deputados e nas comissões que debateram a lei. Para ela, a lei aprovada foi “uma ação para preservar a vida e que sociedade paranaense avançou com coragem e consciência”. A lei paranaense serviu de exemplo e a doutora Zilda Arns escreveu várias cartas e enviou cópias das leis aos legislativos estaduais e municipais do Brasil.

Perdemos uma referência, exemplo de cidadã, mas ficamos com um legado de uma luta inquestionável na defesa dos mais pobres e das crianças no mundo inteiro.

Luiz Claudio Romanelli

————–

“Zilda Arns: sua luta continua”

O país está de luto, o Paraná está de luto, a cidade de Curitiba está de luto! A morte da doutora Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança deixa-nos todos entristecidos.

Doutora Zilda, sua luta vai continuar pelas mãos dos millhares de brasileiros e de outras incontáveis pessoas espalhadas pelo mundo, comprometidas com a causa que a projetou como importante liderança mundial: vida plena e abundante à nossa infância.

Sentiremos a sua falta mas a sua luta permanecerá e será revivida por todos aqueles que acreditam em uma sociedade fraterna e justa e que, respeite os direitos de nossos pequenos e pequenas.

Obrigado pela sua história! Descanse em Paz!

Vereador Pedro Paulo, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Curitiba

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.