12:27Senai prorroga inscrições para mestrado internacional em Meio Ambiente

Do jeito que veio:

O Senai Paraná prorrogou até o dia 29 de janeiro o prazo para as inscrições no mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. São apenas 35 vagas para a formação, que é voltada para profissionais do setor industrial. O curso é um dos cinco melhores cursos do mundo, segundo avaliação da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos. 

Para ingressar na pós-graduação, os candidatos serão selecionados de acordo com alguns critérios de admissão do mestrado, que incluem: graduação nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Ciências da Saúde; qualificação profissional nas áreas de concentração do curso; análise do currículo profissional, e entrevista individual.

 

Desenvolvido pelo Senai Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, da Alemanha, o curso apresenta uma proposta inédita de formação técnica e científica com foco na indústria. O objetivo é formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do dia-a-dia da indústria na área ambiental e também no campo da sustentabilidade.

 

Com reconhecimento no Brasil e na Alemanha, o mestrado profissional tem a duração de quatro semestres (mestrado brasileiro) a seis semestres (reconhecimento no Brasil e na Alemanha). São 24 professores doutores, mestres e especialistas, que orientam os alunos em 35 disciplinas na área de meio ambiente e em suas dissertações de mestrado. Para o reconhecimento na Alemanha o aluno deverá ser aprovado em exame de proficiência do idioma alemão.

 

O programa tem seis linhas de pesquisa nas áreas de meio ambiente: gestão de resíduos sólidos e da atmosfera, tratamento de efluentes, prevenção da poluição, hidroquímica, hidrobiologia e técnicas de abastecimento e tratamento de água.

 

O mestrado é certificado pela UFPR e reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação) e Universidade de Stuttgart.

 

O início das aulas – que serão ministradas nas sextas-feiras (das 19 horas às 22h40) e sábados (das 8 horas às 17h10) – está previsto para 5 de março, tendo alguns módulos intensivos durante a semana. As inscrições podem ser feitas na unidade Senai CIC, onde acontece uma parte das aulas.

 

O projeto é fomentado e subsidiado pelo Deutscher Akademischer Austausschdienst (DAAD), órgão público alemão vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa, que financia intercâmbios internacionais acadêmicos. O projeto de cooperação internacional também conta com o apoio do Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg.

 

Melhor do mundo – A classificação do mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial como um dos cinco melhores do mundo, foi feita pelos auditores da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), que estiveram no Brasil em março. Eles avaliaram durante este ano cerca de 40 cursos com o mesmo financiamento em todo o mundo. Segundo a coordenadora do mestrado pela Universidade de Stuttgart, Dra. Daniela Neuffer, a avaliação positiva se deve principalmente à aproximação entre a academia e a indústria, proporcionada pelo programa.

 

SERVIÇO

Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial do Senai Paraná, da UFPR e da Universidade de Stuttgart

Data: Inscrições até 29 de janeiro 2010

Local: Senai CIC

Endereço: Senador Accioly Filho, 250 – CIC – Curitiba (PR)

Mais informações: www.pr.senai.br/mestrado

Telefone: (41) 3271-7100/7144

Fax: (41) 3271-7103

Compartilhe

Uma ideia sobre “Senai prorroga inscrições para mestrado internacional em Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.