15:50As obras do Palácio Iguaçu

Da Agência Estadual de Notícias:

Requião assina nesta terça-feira ordem de serviço para reforma do Palácio Iguaçu

A assinatura da ordem de serviço para a reforma do Palácio Iguaçu, antiga sede do Governo do Estado, será feita nesta terça-feira (12), durante a Escola de Governo. O anúncio foi feito pelo governador Roberto Requião, nesta segunda-feira (11), durante a reunião da Operação Mãos Limpas. Marco da arquitetura modernista paranaense, o Palácio Iguaçu foi construído em 1953, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto e nunca passou por uma reforma significativa. O investimento previsto para a execução de obra é de R$ 23 milhões.

“A ordem de serviço será assinada durante a Escola de Governo. Vamos resgatar o projeto original do prédio que não foi acabado na sua totalidade por falta de verba na época da sua construção. Teremos um palácio inteiramente novo”, afirmou o governador.

A Secretaria de Obras Públicas está responsável pela reforma do Palácio Iguaçu. Desde 2007, quando a sede do Governo do Estado foi transferida provisoriamente para o Palácio das Araucárias, técnicos da secretaria fizeram o levantamento das reais condições do edifício e das necessidades de reforma e coordenou a elaboração dos projetos para a execução da obras.

De acordo com o secretário de Obras, Júlio Araújo Filho, as instalações elétricas e hidráulicas serão substituídas e a parte estrutural reforçada. A reforma prevê ainda o resgate do projeto original do prédio, feito pelo arquiteto David Azambuja, que nunca havia sido executado completamente. O edifício de 15 mil metros quadrados também ganhará novas tecnologias de controle e automação de lógica, Internet sem fio, segurança, proteção contra incêndios, novos sistemas de ar condicionado e novos elevadores.

“É um edifício de 50 anos que nunca passou por uma grande reforma. Nós queremos resgatar sua arquitetura original, porém com toda a tecnologia que encontramos hoje na construção civil. A obra deverá durar nove meses e esperamos entregá-la até o dia 30 de outubro”, disse Araújo Filho.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.