6:42Os palmiteiros estão cortando

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Heliberton Cesca:

Palmiteiros agem livremente na Serra do Mar
Polícia diz que prisão de grupo ligado ao ex-prefeito de Guaratuba, em novembro, facilitou ação de novas quadrilhas; em duas noites, 1,2 mil árvores foram derrubadas

A derrubada ilegal do palmito Juçara está “a todo vapor” na região da Serra do Mar do Paraná, enquanto policiais da Força Verde reforçam o efetivo nas praias e dirigentes políticos discutem em Curitiba nesta semana o futuro do Meio Ambiente durante na 2.ª Reunião sobre Cidades e Biodiversidade. Segundo a Polícia Federal, até mesmo o desmantelamento da quadrilha ligada ao ex-prefeito de Guaratuba José Ananias dos Santos, pela Polícia Federal, em novembro do ano passado, na Operação Juçara, contribuiu com o corte ilegal, já que abriu espaço para novos grupos atuarem nas áreas de Mata Atlântica.

Em apenas duas noites (28 e 29 de dezembro do ano passado), por exemplo, um grupo de palmiteiros derrubou cerca de 1,2 mil árvores nativas do palmito-juçara, espécie ameaçada de extinção, em uma chácara na localidade de Caste­lhano, em São José dos Pinhais. O local fica encravado na Serra do Mar, perto da divisa com Garuva e Guaratuba, na área do futuro Parque Nacional do Guaricana.

O funcionário da chácara roubada, Antônio de Jesus Lambergue, conta que os palmiteiros agem tão à vontade que derrubaram árvores a cerca de 250 metros de uma casa. “Nunca havia acontecido uma coisa assim, tão abusada.” A esposa dele, Maria Luisa de Oliveira Lambergue, criticou a fiscalização. “Passa helicóptero por aqui de vez em quando. Mas o que adianta?”, questiona. O proprietário da chácara, Manfred Schmid, diz que planta palmito na propriedade e há dois anos aguarda a liberação de corte. Antes de conseguir, os palmiteiros derrubaram até o palmito nativo. “Os ladrões podem. Nós não podemos.”

Novas quadrilhas

O delegado da Polícia Federal em Paranaguá, Michael de Assis Fagundes, revela que novas quadrilhas de palmiteiros vêm atuando depois da Operação Juçara, que prendeu 18 pessoas. “(As quadrilhas) estão crescendo em razão da saída do grupo do Ananias.” Se­­gundo ele, uma nova operação pode ser deflagrada em breve. “Há um suspeito de estar coordenando (o corte irregular).” Todos os presos na Operação Juçara já estão soltos.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Paraná, José Álvaro Carneiro, diz que existem até 20 grupos de “empreiteiros” de palmito. Eles são contratados para cortar o produto em áreas privadas e públicas e entregar os feixes de até 12 unidades em fábricas clandestinas. Carneiro lembra que o sustento dessas quadrilhas vem do consumidor. “Infelizmente, ainda tem muita gente comprando palmito sem origem legal.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.