8:03Rabugento

Da Gazeta do Povo, em reportagem de  Euclides Lucas Garcia e Fernanda Leitóles:

Requião ironiza veranista por e-mail
Governador chama de “rabugento” ex-procurador que reclamou da falta de luz e água em Pontal do Paraná na virada do ano

 Logo no primeiro dia de 2010, o governador Roberto Requião (PMDB) voltou a usar uma ferramenta oficial do governo para se envolver em mais uma polêmica. Ao receber um e-mail com críticas à administração estadual enviado por meio do link “Fale com o Governador”, que pode ser acessado no site oficial do governo (www.cidadao.pr.gov.br), o peemedebista atacou o remetente chamando-o de “rabugento” e dizendo que ele “recebe muito pelo que não faz”.

Episódio semelhante ocorreu em março do ano passado, depois que um leitor entrou em contato com a Gazeta do Povo para contar que havia recebido uma resposta grosseira do governo após ter encaminhado uma crítica ao “Fale com o Governador”. Com o intuito de checar a denúncia, a reportagem criou dois e-mails fictícios e enviou mensagens a Requião, as quais também recebeu respostas irônicas como “Não seja imbecil” e “Jesus te ama apesar de tudo”.

Desta vez, quem recebeu uma resposta ofensiva – e entrou em contato com a Gazeta do Povo para contar o episódio – foi o procurador federal aposentado João Carlos de Lima. Segundo ele, que passava o réveillon com a família no balneário de Shangri-Lá, em Pontal do Paraná, o fornecimento de luz e água foi cortado poucas horas antes da virada do ano e só foi normalizado durante a madrugada. “Tenho uma casa aqui há 25 anos e, invariavelmente, isso acontece todo o fim de ano”, afirma. “Por isso decidi alertar a Copel, a Sanepar e também o governo para corrigirem o problema, enviando o e-mail.”

 Na mensagem, Lima dizia que o governo estadual promete investimentos públicos no litoral todos os anos, mas não cumpre a promessa. Ele ainda chamou os administradores públicos de incompetentes por destruírem as festas de fim de ano dos paranaenses que estavam nas praias. “Estávamos em mais de20 pessoas e a única luz que tínhamos era a dos nossos celulares. Só pudemos cear quando a luz voltou”, conta.

Na resposta, enviada já na manhã do dia 1.º, o governador declarou que a reclamação era “histérica” e partia de “um procurador que não procura e recebe muito pelo que não faz”. Além de afirmar que Lima deveria ter acendido algumas velas e “curtido a escuridão com alegria”, o e-mail dizia que o problema ocorreu devido a um erro operacional a que todos estão sujeitos.

“Erro operacional é uma vez na vida. Mas, se o problema acontece todo o ano, ele é previsível e precisa ser corrigido”, argumenta o ex-procurador. “E não faço nada porque estou aposentado, só por isso. Fiquei surpreso com o tom jocoso do e-mail.”

Procurada pela reportagem, a assessoria do governo ainda não tinha um posicionamento oficial sobre o caso. Em março do ano passado, no entanto, a Companhia de Informática do Paraná (Cele­­par) confirmou que o próprio Requião é quem acessa as mensagens enviadas ao “Fale com o Governador”, com o auxílio de um assessor. Ele próprio responde aos e-mails e, eventualmente, quando há necessidade de esclarecimentos mais detalhados, encaminha os textos à secretaria responsável pelo assunto.

Justificativas

Segundo a Copel, a oscilação de energia elétrica foi causada pelo rompimento de um cabo em Matinhos, cujo motivo ainda não foi descoberto. A queda no fornecimento de luz afetou a rede da Sanepar, que depende da energia elétrica para captação e distribuição da água para os imóveis.
————–

Troca de e-mails
João Carlos de Lima– Gostaria de apresentar meus veementes protestos contra Copel e Sanepar que mais uma vez deixaram os veranistas do Paraná às escuras no litoral exatamente na virada do ano. acabando com a ceia e a confraternização de milhares de famílias. No caso do Balneário Shangri-Lá a luz acabou exatamente às 23h45 retornando somente à 1 da madrugada. A água por sua vez acabou por volta das 22 horas retornando somente 4 horas depois. Os protestos são extensivos ao Governo do Paraná que a cada ano promete investimentos públicos no litoral do Paraná e nada faz. Tenho certeza que amanhã nosso governador virá a público tentar justificar o injustificável e no ano que vem os veranistas ficarão sem luz e sem água. Espero que todo cidadão prejudicado neste réveillon no litoral do Paraná não se esqueça dos administradores públicos incompetentes que destruíram suas festas de fim de ano.

Requião– Duro mesmo é estar trabalhando no dia 31 e receber reclamação histérica de um procurador que não procura e recebe muito pelo que não faz. Devia ter acendido suas velas e curtido a escuridão c/ alegria. Ninguém está livre de um erro operacional como o de ontem. Só não erra quem não trabalha e nem procura. Vá ser rabugento lá na procuradoria.
————- 

Blog
Críticas também no Twitter

Desde que entrou no Twitter – rede social de microblogs na internet, que permite aos usuários interagirem e publicarem mensagens em até 140 caracteres –, Requião também tem usado essa nova ferramenta para dar suas declarações polêmicas. Recentemente, o governador criticou os jornais e institutos de pesquisas depois da divulgação das intenções de voto para as eleições deste ano, classificando-os como “mentirosos” e “pouca vergonha”.

Nem mesmo o vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB), escapou das críticas por meio do Twitter. No último dia 31, Requião escreveu que estava finalizando os despachos de 2009 no Palácio das Araucárias, mas questionou-se por que não encontrava ninguém no gabinete da vice-governadoria.

Até agora, com menos de um mês no ar, o Twitter de Requião (twitter.com/requiaopmdb) conta com 1.233 seguidores. (ELG)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.