11:12"Caixa Um" e "Caixa Dois", segundo Paulo Bernardo

Publicado hoje na Folha de São Paulo:

Mídia criminalizou as doações, diz ministro
Paulo Bernardo afirma que imprensa induz o eleitor a acreditar que o caixa dois das empresas existe por causa das eleições

Ministro do Planejamento sustenta que doação direta para as legendas é prevista em lei e ajuda a fortalecer o sistema partidário no Brasil 

O caixa dois não existe por causa de campanhas eleitorais. A afirmação é do ministro Paulo Bernardo (Planejamento): “As empresas dão dinheiro de caixa dois porque tem caixa dois. E o caixa dois contamina as eleições. Vamos ser francos”. Para o ministro, o maior problema hoje no financiamento das campanhas eleitorais é que “criminalizaram as doações legais”. “As empresas fazem doação legal. Na hora da prestação de contas, falam que elas têm conluio com esse e aquele candidato, deu dinheiro porque tinha interesse”, afirma.  Em sua opinião, a doação direta para os partidos deveria ser incentivada como forma de fortalecer o sistema partidário.  Ele observa ainda que o candidato que está na frente nas pesquisas eleitorais recebe mais dinheiro, mas que é muito comum o fenômeno das empresas que doam para os dois lados: “Digamos, para ficar bem com todo mundo”. Leia a seguir os principais trechos da entrevista. (VALDO CRUZ)

 
FOLHA – Qual a sua expectativa sobre o financiamento de campanha na eleição deste ano?
PAULO BERNARDO – Está ruim e vai continuar ruim.

Folha – Por quê?
PAULO BERNARDO – Porque visivelmente o Congresso não consegue reunir maioria para votar projetos de reforma política, profunda mesmo. Temos um sistema que induz a absurdos, como as doações de caixa dois. As pessoas são induzidas pela mídia a achar que caixa dois existe por causa de eleições, mas não é verdade. As empresas dão dinheiro de caixa dois porque tem caixa dois. E o caixa dois contamina as eleições. Vamos ser francos. E tem um problema adicional. A lei prevê doações legais, feitas formalmente para candidatos e partidos. Quando sai a prestação de contas, é tratado como se fosse um absurdo, uma irregularidade.

FOLHA – A sua avaliação é que criminalizaram o caixa um?
PAULO BERNARDO – Está criminalizado, a eleição está criminalizada. Então, se uma empresa faz uma doação para um candidato ou se faz por partido, que é legal também, na hora que sai a prestação de contas, falam que ela tem conluio com esse e aquele candidato, deu dinheiro porque tinha interesse.

FOLHA – Isso estimula a doação pelo caixa dois, na sua opinião?
PAULO BERNARDO – Acho que inibe a doação legal. Tem as doações para os partidos, o que é legal, mas é tratado como se fosse bandalheira.

FOLHA – A doação oculta…
PAULO BERNARDO – Mas a doação não é oculta. O cara faz um cheque, deposita na conta e o partido distribui para quem quiser.

FOLHA – Conversei com empresários e eles estão dizendo que vão priorizar a doação aos partidos, porque avaliam que a contribuição para os candidatos ficou criminalizada.
PAULO BERNARDO – Quem doa dinheiro oficialmente, faz a doação legal, vai para o jornal como participante de algum conluio, como se ele estivesse querendo fazer alguma irregularidade. Agora, repetindo, não é verdade que caixa dois exista só na eleição.

FOLHA – Mas o sr. não acha que, pela doação aos partidos, a empresa não está tentando dissimular para quem doou?
PAULO BERNARDO – Eu acho que, diferentemente do que os jornais têm propagado, penso que a doação para um partido é uma forma digna de fazer a contribuição. Faz para o partido, tem vínculo com aquele programa daquele partido. Isso fortalece os partidos.

FOLHA – Reservadamente, alguns empresários disseram que, junto com a doação para os partidos, segue uma lista de quem deve receber o dinheiro, uma prova de que eles estão querendo fugir da identificação com esse e aquele candidato.
PAULO BERNARDO – Parece que é verdade. Agora, de qualquer forma, cria um vínculo com o partido, porque o tesoureiro desse partido pode passar ou não esse dinheiro, não é verdade? Essa é uma doação legal. Eu não entendo por que essas pessoas criminalizam isso.

FOLHA – O sr. acha que a ministra Dilma vai ter mais facilidade de arrecadar dinheiro no ano que vem por ser do governo, que controla o BNDES, os fundos de pensão?
PAULO BERNARDO – Olha, a gente tem observado é que o candidato que está na frente nas pesquisas costuma receber mais recursos. A história é essa.

FOLHA – O Serra?
PAULO BERNARDO – Não, eu não disse que é o Serra. Estou dizendo que, normalmente, o candidato que está na frente nas pesquisas recebe mais dinheiro e é muito comum o fenômeno da empresa que doa para os dois lados. Digamos, para ficar bem com todo mundo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.