21:36Urbs publica edital para licitação do transporte coletivo

A Prefeitura de Curitiba informa:

Urbs lança edital da primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A lançou nesta terça-feira (29) o edital de licitação da operação do transporte coletivo urbano no município de Curitiba. O edital tem mais de cinco mil folhas, está disponível no site da Urbs e determina a data de 25 de fevereiro de 2010 para entrega de propostas das empresas interessadas. Podem participar da licitação empresas ou consórcio de empresas, nacionais, com experiência na operação de transporte urbano.

“Este é um momento histórico para Curitiba. Estamos realizando a primeira licitação de um sistema que funciona há mais de 50 anos, o que exigiu um extremo cuidado na elaboração do edital”, afirmou o prefeito Beto Richa.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer explicou que a licitação será feita de acordo com a combinação de proposta técnica e menor custo levando em conta a qualidade do serviço a ser prestado. “O atendimento de qualidade ao usuário é questão essencial”, disse Isfer.

A licitação, na modalidade Concorrência (005/2009), prevê a operação de todas as linhas de transporte coletivo de Curitiba. São 250 linhas do sistema principal e 52 complementares – Linha Turismo e Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites). São do sistema principal as linhas Expresso, Direta (Ligeirinho), Interbairros, Troncais, Alimentadoras, Convencionais e Circular, divididas em três lotes. No total, é previsto o atendimento, em dias úteis, de 1.836.704 passageiros, com uma frota operante de 1.399 ônibus. O sistema tem 21 terminais e 315 estações tubo.

A licitação prevê outorga de concessão onerosa de R$ 252 milhões, com prazo de concessão de 15 anos renováveis por mais dez anos desde que sejam feitos investimentos relevantes em bens reversíveis ao sistema de transporte coletivo de Curitiba.
Entre as obrigações das empresas que vierem a operar o sistema, constam a melhoria da velocidade média operacional, melhoria do conforto, a busca de inovações tecnológicas priorizando o meio ambiente e o bem estar do usuário; capacitação de seus funcionários; e utilizar biocombustível em níveis superiores ao mínimo estabelecido pelo governo federal.

Nova etapa ? “Estamos vivendo um novo tempo no transporte coletivo em Curitiba”, afirma o presidente da Urbs, Marcos Isfer. Esta nova etapa do transporte urbano da cidade, lembra Isfer, começou em 2005 com a criação, pelo prefeito Beto Richa, da Comissão de Estudos Tarifários, o primeiro passo para a elaboração da nova lei do transporte (Lei Municipal 12.597/2008), com novo regulamento do setor.

Com a promulgação da lei, em abril deste ano foi feita audiência pública que contou com cerca de 400 participantes e garantiu a participação popular nas diretrizes que norteariam a elaboração do edital que está sendo lançado agora.

Referência internacional em transporte coletivo, Curitiba, a partir de 2005, interferiu também no barateamento da tarifa de ônibus. O prefeito Beto Richa surpreendeu os curitibanos ao criar, em janeiro de 2005, a tarifa especial de domingo, a R$ 1,00, rapidamente apelidada pelos curitibanos de domingueira. O resultado imediato foi que o número de passageiros pagantes passou de 280 mil para 400 mil por domingo.

Ainda no início de 2005 Curitiba daria mais um exemplo ao país ao reunir prefeitos de capitais e grandes cidades para buscar soluções conjuntas que permitissem a redução dos custos do transporte e, em consequência, da tarifa. Do encontro resultou a Carta de Curitiba, entregue posteriormente pelo prefeito Beto Richa ao presidente Lula. Por sugestão do prefeito curitibano um dos itens colocados no debate – e incluídos na carta – foi a desoneração dos insumos do setor, como óleo diesel. Para dar o exemplo, em junho de 2005 o prefeito baixou a tarifa do transporte, então de R$ 1,90 para R$ 1,80.

Investimentos – Uma série de investimentos foram feitos diretamente no transporte coletivo de Curitiba nos últimos anos. Só no programa de transporte urbano (Linha Verde e binários) foram investidos US$133 milhões. A renovação da frota representa investimentos de R$ 300 milhões.

Curitiba ganhou neste período a primeira linha de ônibus Expresso dos últimos 20 anos, a Pinheirinho-Carlos Gomes e também a primeira ampliação nas duas últimas décadas do sistema de canaletas com a construção, numa primeira etapa, de 9km de via exclusiva do ônibus, na Linha Verde, permitindo a integração dos alimentadores que antes apenas atravessavam a antiga BR.

Quatro grandes binários – Mario Tourinho, avenida Brasília, Santa Bernadethe e Capão da Imbuia/Hauer transformaram quase 20 quilômetros de ruas em vias de mão única, com capacidade viária 50% maior, melhorando o fluxo do trânsito e abrindo caminho para 72 linhas de ônibus em 14 bairros.

Dos 21 terminais de transporte da cidade, 19 foram reformados, o do Cabral está em obras (feitas pelo governo do estado, com projeto da Prefeitura, em contrapartida à integração do terminal Guaraituba, de Colombo) e, com projeto pronto, a Prefeitura vem negociando recursos para reconstrução do terminal Capão da Imbuia.

As 22 estações tubo dos ônibus da Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2 foram ampliadas – quatro estão em fase final de obras – ganhando mais uma porta, além de outras melhorias que incluem acessibilidade com rampa ou elevador e reconstrução das calçadas do entorno. O Inter 2, a linha que, isolada, é a mais carregada do sistema, com 77 mil passageiros por dia útil, ganhou 14 ônibus articulados e outros 26 vão entrar em operação nos próximos meses. Para ter idéia do que isso representa, 40 ônibus com capacidade para 110 passageiros estão sendo substituídos por 40 ônibus com capacidade para 170 passageiros.

Nos últimos cinco anos, 1.114 ônibus zero quilômetro entraram na frota. Novos, com motor Euro III que faz a queima quase completa do diesel, eles são menos poluentes, mais seguros e mais confortáveis, contando com sistema GPS e elevadores. A renovação da frota permitiu, desde 2005, a emissão de em média 161 toneladas a menos de poluentes por mês.

Em agosto deste ano um projeto inédito na América Latina e, até onde se tem notícia, no mundo, mostrou mais uma vez a capacidade de inovação da cidade. Seis ônibus, da linha Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) estão rodando apenas com biocombustível, sem mistura de óleo mineral. A idéia é, comprovada a viabilidade, ampliar o B 100 (100% biocombustível) para toda a frota da Linha Verde e, na seqüência, para o restante do sistema.

Os primeiros resultados animaram os participantes do projeto – além da Urbs, montadoras, produtores de biocombustível, distribuidores e institutos de pesquisa. Nos primeiros 30 dias de experiência, comparados ao restante da frota da Linha Verde que entrou em operação em maio, os ônibus do B100 emitiram 25% menos fumaça, 19% menos óxido de nitrogênio e 30% menos monóxido de carbono. Se comparados aos ônibus Euro I, mais antigos, a redução de poluentes pode chegar a 70%.

O que vem por aí – No primeiro semestre de 2010 entrará em operação o Ligeirão, reduzindo quase à metade – de 33 para 18 minutos – o tempo de viagem entre o Boqueirão e o Centro. O Ligeirão vai ganhar tempo parando apenas nos terminais Hauer e Carmo, uma excelente opção para quem se desloca diretamente ao centro ou ao bairro.

Com a ampliação da Linha Verde até o Atuba, a ser iniciada a partir do ano que vem, Curitiba vai ganhar mais nove quilômetros de canaletas e mais duas linhas do sistema expresso: Pinheirinho-Atuba; e Atuba-Carlos Gomes. Com a segunda etapa da Linha Verde a Prefeitura terá ampliado de 72 para 90 km a extensão total das canaletas, uma ampliação de 25%.

Mas ainda vem mais por aí. Projetos apresentados pelo prefeito Beto Richa para inclusão no Plano de Aceleração da Economia (PAC) da Copa do Mundo incluem ampliação do terminal Santa Cândida, ampliação da rede de ciclovias, revitalização da avenida Cândido de Abreu – o que melhora o desempenho dos ônibus – com a extensão, até o Centro Cívico, do Ligeirão Boqueirão. Também fazem parte do conjunto de obras já aprovadas pelo Governo Federal, o Sistema Integrado de Mobilidade e a ligação Aeroporto-Rodoviária, com a revitalização da avenida Comendador Franco, incluída a retirada das torres de alta tensão.

Avanços e melhoria do transporte a partir de 2005. Confira:

Criação da domingueira, a tarifa especial de domingo, a R$ 1,00

Congelamento e redução da tarifa em 2005, quando outras capitais anunciavam reajuste

Comissão de Estudos Tarifários abrindo os números da Urbs à comunidade

Elaboração do projeto de lei municipal do transporte levando em conta os estudos da comissão

ISS gerado pelo transporte reinvestido no próprio sistema

Reunião em Curitiba de prefeitos de capitais e grandes cidades buscando soluções para reduzir os custos do sistema

Implantação da domingueira com tarifa de R$ 1,00 aos domingos.

Durante quase cinco anos a tarifa em Curitiba não passou de R$ 1,90.

Reajuste da tarifa (jan/09) a menos da metade do INPC que foi de 33,8% e bem menos dos 52,8% de aumento do diesel. Depois de quase cinco anos, o reajuste da tarifa foi de 15,7%

Implantação do expresso Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde)

Ampliação da Rede Integrada com mais cinco estações tubo (Linha Verde)

Transformação de quase 20 quilômetros em vias de mão única em quatro grandes binários por onde passam 72 linhas de ônibus de 14 bairros.

Ampliação em 40% da capacidade do Terminal Pinheirinho

Reforma de 20 dos 21 terminais de transporte da cidade

Reforma, melhoria e ampliação em 50%, com mais uma porta, das 22 estações do Inter 2

Substituição, na linha Inter 2, de 14 ônibus com capacidade para 110 passageiros, por 14 ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros. Serão mais 26 ônibus nos próximos meses.

Renovação da frota com entrada em operação de 1.114 ônibus zero quilômetro, mais confortáveis, mais seguros e menos poluentes.

Redução de, em média, 161 toneladas por mês, na emissão de poluentes

Implantação do projeto B100 com seis ônibus da Linha Verde, desenvolvidos exclusivamente para Curitiba, com motor flex, que estão rodando apenas com biocombustível, sem mistura de diesel. O marco regulatório do Brasil é de 96% diesel e 4% biocombustível. Nestes ônibus é 100% biocombustível.

Avanços a caminho

Ligeirão Boqueirão, reduzindo quase à metade o tempo de viagem entre o bairro e o centro e, na sequência entre o Boqueirão e o Centro Cívico

Ampliação em mais nove quilômetros do sistema de canaletas, com a segunda etapa da Linha Verde. No total, a Linha Verde representa uma ampliação de 25% na extensão das canaletas ? de 72 para 90 quilômetros.

Criação de mais duas linhas do sistema expresso: Atuba-Carlos Gomes e Atuba-Pinheirinho.

Ampliação do Terminal Santa Cândida

Ampliação da rede de ciclovias

Sistema Integrado de Mobilidade com informações em tempo real permitindo uma nova gestão do trânsito e do transporte
Um pouco de história

O primeiro sistema de transporte de Curitiba foi implantado ainda durante o Império, em 1887, com bondes abertos, de difícil controle de embarque e desembarque, e puxados a mula. Em 1912 chegaram os bondes elétricos, agora fechados, com porta controlada por motorneiro. Ninguém mais podia saltar do bonde sem pagar a passagem, que era de 300 réis.

Os ônibus entraram em cena em 1928, com a implantação de linhas regulares, com uma frota inicial de 15 veículos, pela Companhia de Força e Luz do Paraná. Em pouco tempo surgiram várias empresas explorando o serviço.

Em 1955 o então prefeito Ney Braga estabeleceu critérios de exploração. Treze empresas foram habilitadas e a cidade foi dividida em oito zonas de operação, cada uma destinada a empresas de ônibus diferentes.

O sistema começou a tomar a forma atual em 1974 com a implantação das canaletas e a entrada em operação dos ônibus expresso. As duas primeiras linhas foram Santa Cândida – Rui Barbosa e Capão Raso – Generoso Marques.

Cinco anos depois era dado início à integração dos sistemas. Aos expressos juntaram-se os alimentadores, os interbairros, o circular-centro, os terminais de transporte e as estações intermediárias, formando a Rede Integrada de Transporte com a possibilidade de usar mais de um ônibus pagando só uma tarifa. No ano seguinte a cidade passou a ter uma tarifa única.

Os ligeirinhos (Linha Direta) começaram a circular em 1991 trazendo com eles as estações tubo ampliando os pontos de integração. Um ano antes, em 1990, entrava em vigor a Lei do Transporte Coletivo, que não previa licitação do sistema e foi aposentada em 2008 com a entrada em vigor da Lei Municipal 12.597.

Em 1996 começou a integração com municípios da Região Metropolitana. Hoje, além de Curitiba, fazem parte da RIT 13 municípios vizinhos. Em 2002 começam a sair de circulação os vale transporte, substituídos por cartão transporte, reduzindo o volume de dinheiro circulando no sistema.

Em 2005 foi dado início ao novo período de melhoria do sistema (ver matéria acima), com novos investimentos, novos procedimentos garantindo maior transparência à operação do transporte e com a mudança na legislação abrindo caminho para a primeira licitação da história do transporte coletivo de Curitiba.

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