16:35Ministério Público dá parecer favorável sobre divulgação de dados sobre uso dos aviões da FAB

Da assessoria do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB):

A Procuradoria Geral da República deu parecer favorável ao recurso apresentado pelo deputado federal Gustavo Fruet (PSFB-PR) no mandado de segurança que pede a divulgação de informações sobre o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por ministros e outras autoridades do governo federal. Para o deputado, o parecer representa uma perspectiva de acesso a informações de interesse público que o governo Lula vem insistindo em manter em sigilo.

O mandado de segurança foi ajuizado por Fruet em 2007, durante a crise aérea. Na época, a imprensa noticiou que, enquanto milhares de passageiros enfrentavam transtornos em aeroportos, autoridades faziam uso de aviões da FAB. O deputado tentou inicialmente obter os dados mediante um pedido de informações apresentado na Câmara. Mas, alegando tratar-se de questão de “segurança de Estado”, o Ministério da Defesa enviou os dados sob sigilo.

No mandado de segurança, Gustavo Fruet questiona se o uso de um bem público por ministros e outras autoridades pode ser tratado como assunto relativo à segurança do Estado.

Também em 2007, Fruet ajuizou outro mandado de segurança, pedindo a liberação de informações sobre os gastos da Petrobras com publicidade. Os dados foram enviados ao deputado em envelope lacrado e classificados como “reservados”, o que significa que não puderam ser divulgados. A classificação foi considerada por Fruet como ilegal e abusiva, pois atinge informações que, por definição, requerem ampla publicidade e transparência. “Classificar como reservada uma informação que, por sua própria natureza, é ostensiva e não passível de colocação em sigilo, configura ato ilegal e com abuso de poder”, diz o deputado no texto do mandado de segurança.

Ambos os casos dependem agora de decisões do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal – para onde os dois mandados foram remetidos, em grau de recurso, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu contra a divulgação dos dados solicitados pelo deputado.

Para Gustavo Fruet, esses casos têm um caráter simbólico, porque dizem respeito à questão da transparência na gestão pública. “Por que o Brasil não pode saber quanto a Petrobras gasta em publicidade? São dados de interesse público e surpreende que o mesmo governo que sanciona uma lei obrigando à publicação de todas as contas públicas na internet negue esse tipo de informação à sociedade”, diz Fruet, referindo-se à Lei Complementar nº 131, sancionada em maio deste ano.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.