8:21O Pior do Brasil

Amanhã o jornalista Peterson Nova coloca oficialmente no ar o blog “O Pior do Brasil” (www.opiordobrasil.wordpress.com). Temas: bastidores da política e da imprensa. Para quem quiser conferir o aperitivo do que vem por aí:

O pior do Brasil é o brasileiro

Esse blog surgiu de uma irritação latente, uma descrença crescente. Uma irritação com a esquerda, a direita, o centro. Com o Congreso, com as Assembleias (de Deus e Legislativas), com as Câmaras de vereadores.

Aqui não se poupará mensalões petistas e mensalinhos democratas. Nem a arrogância do poder.

Esse blog vai contra o jeitinho brasileiro, a lei de Gerson, o “você sabe com quem está falando?” Qualé, cara-pálida? Então não podemos nem reclamar?

Pois quantas anatéis seriam necessárias pra nos livrar dos incômodos diários da Vivo, da Tim, Claro, Oi? Do produto vencido no mercado, do defeito de fabricação? Valei-me meu santo e burocrático Procon.

Décadas atrás eu costumava irritar-me com as críticas ao Brasil, ao povo. O professor de, sei lá, educação moral e cívica empertigava-se todo se alguém dizia que, sim, o brasileiro adora uma maracutaia.

E, não? Pois quem é que paga um cafezinho pro policial na hora de se livrar da multa? Ou estaciona nas vagas de idoso ou deficiente no shopping, sem ser nem um nem outro?

E pra esquecer, disfarçar nossa própria pilantragem herdada no sangue lusitano “(além da sífilis, é claro)” escolhemos alvos fáceis pela mera dificuldade ou conveniência de encarar o espelho.

Dizemos: o corrupto é o político, sem nos lembrar que o político somos nós. Taxamos de explorador o patrão, mas temos mesmo que pagar o ônibus pra diarista?

O Brasil tem muito do melhor e do pior. Mas o que temos de melhor é a abstração da esperança. O fato concreto mesmo é que o pior do Brasil é o brasileiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.