6:34Para Mario Bortolotto

De Luis Felipe Leprevost, no blog Notas Para um Livro Bonito (http://notasparaumlivrobonito.blogspot.com):

 
Mário Bortolotto e Carcarah foram baleados na madrugada de sábado. O Carcarah já está bem, e isso deixa a todos mais aliviados. Marião ainda está na UTI. Sei que ele é católico e tem uma boa relação com Deus, apesar de tudo. Então, por ele e para ele, depois de muito tempo ontem voltei a rezar. Acendi uma vela e pedi pela boa saúde do meu bróder.
……Bortolotto é um dos caras mais íntegros que conheci na vida. Também poucas vezes vi alguém tão amigo dos amigos. Eu adoro ele. Sempre acolheu a mim e ao Francinha de modo quase paternal (ele tiraria sarro dessa minha frase, dizendo: “pára de viadagem, Leprê”).
……Ontem liguei pro Rubens K. logo que soube da tragédia, mas não quis ficar perguntando demais. Rubão estava no hospital. Disse que todos os amigos estavam e permanecerão lá em vigília. Disse que o quadro do Mário era estável e que ele iria se salvar sim. Nenhum de nós vai perder essa certeza, a de que ele vai sair dessa. Ele é um cara que ama a vida e vai ficar bem.
……Aqui em Curitiba estamos fazendo uma grande corrente positiva. Durante a tarde de ontem, num evento de poesia no Paço da Liberdade, li poemas do Marião como que propondo uma espécie de pajelança, mandando o melhor dos pensamentos e intenções lá pra São Paulo. Talvez seja muito pouco, mas creio que o espírito dos bons autores sempre está todo ali em seus textos, então penso que esse tipo de evocação pode ser uma companheira auxiliar da medicina. Cantar o Marião, contar suas estórias, não tirar ele do pensamento, beber em sua homenagem, talvez seja o que de melhor possamos fazer nesse momento, nós que estamos longe.
……A noite, rapidamente e ao acaso, encontrei o Carlos Careqa no Café Mafalda. Ele tinha acabado de chegar de Sampa. Tinha estado no hospital. E suas palavras em relação ao quadro do Marião traziam muita esperança. E a certeza de que o Mário vai estar ainda muito mais tempo entre nós, com sua presença sempre bem humorada e digna, e com sua obra monumental, humana, necessária, até ele ficar “Bem velhinho, assim, sozinho / Ali, bebendo um vinho / E olhando a bunda de alguém”, como diz a canção do Nei Lisboa.
……E agora eu fazer isso por ele, vou me servir com uma boa dose de uísque e vou brindar a sua saúde. É o que vou fazer.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.