9:55Meneguette e a Operação Tolerância Zero

Artigo publicado hoje no jornal Gazeta do Povo:

por Ágide Meneguette*

CRIME AMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS
(“Pra” não dizerem que não falei de punição)

Recentemente, no município de Quedas do Iguaçu e outros vizinhos, foi deflagrada a Operação Tolerância Zero pela Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar, a Força Verde, o Ibama e o Incra. A operação buscou pôr fim ao crime ambiental levado a efeito nos assentamentos Celso Furtado e Ireno Alves, caracterizado pelo corte ilegal da mata remanescente, notadamente a de araucária. O cumprimento da operação se fez pela prisão de pessoas envolvidas e pelo fechamento de madeireiras, em grande parte clandestinas.

Foi tal a importância dada ao evento que até o ministro do Meio Ambiente veio para proceder o lacre simbólico de uma das madeireiras; tudo com direito a fotos, frases de efeito e a devida propaganda pelos meios de comunicação. Na “fotografia”, o Ibama, o Incra e o IAP fazem cara de “não tenho nada a ver com o que aconteceu” e o MST faz pose de paladino do meio ambiente.

       Apesar da importância que representou a Operação Tolerância Zero, apesar dos resultados pontuais obtidos, tal ação significa um ato terminal de uma tragédia ambiental não só anunciada como, também, levada a efeito de forma metódica, ano após ano, pelos assentados pelo Incra naqueles municípios, sob os olhos complacentes dos órgãos governamentais.

       Voltemos no tempo.

       Em novembro de 2004, com base em levantamento feito pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná-FUPEF, da Universidade Federal do Paraná, a FAEP, então contratante, levou a público o seguinte quadro de constatações:

      – os assentamentos do Incra na área da pesquisa envolviam cerca de 27 mil hectares da então Fazenda Rio das Cobras, coberta por 33.254,3 hectares de florestas nativas em sua área total de, aproximadamente, 87 mil hectares apresentando diversificada fauna;

      – no período abrangido pelo levantamento – 1996, ano em que se dá a invasão da Fazenda pelo MST, até 2002 – constatou-se que foram criminosamente dizimados 10.614,2 hectares de matas com predominância de araucária;

     Em janeiro de 2006, novo estudo da FUPEF mostra de que no período 2003/2005 foram dizimados mais 1.813,1 hectares de matas.

       Em conclusão: segundo os levantamentos levados a efeito pela FUPEF, tendo por base imagens de satélite e apoio de campo, na área abrangida pelos assentamentos de responsabilidade do binômio MST/Incra, de 1996 até 2005 o crime ambiental sistematicamente levado a efeito pelos comandados pelo MST totaliza 12.427,3 hectares de desmatamento e destruição da fauna, correspondendo à supressão de 16% de toda a área de florestas nativas com predominância de araucária, no estado do Paraná. E a 37,3% de toda a mata nativa existente na Fazenda Rio das Cobras em junho de 1996.

       Em novembro de 2004, reiterado em janeiro de 2006, publicamente a FAEP questionava:

       – quem adquiriu e vinha adquirindo a madeira cortada ilegalmente?

      – por que, dada as primeiras denúncias apresentadas pelos técnicos do Ibama e do IAP, não se fez o embargo da área? Por que ninguém foi punido?

      – por não terem sido tomadas quaisquer providências, não estão incursos em crime de prevaricação os então responsáveis regionais do Incra e Ibama e o responsável estadual do IAP?

      – por que, ciente dos fatos, o Ministério Público não agiu com a força da lei?

       Ainda em 2005, todos os fatos foram levados à Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Reforma Agrária da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, os quais foram constatados, em campo, pelos deputados componentes da CPI, e em cujo Relatório a CPI fez a seguinte recomendação ao Ministério Público:

      “Nos assentamentos Ireno Alves e Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu, averiguar e apurar responsabilidades sobre o desmatamento de mais de 10 mil hectares de matas de araucária com comercialização de madeira.”

       Enfim, face ao fato recente, a bem realizada Operação Tolerância Zero, pelo “ruidoso” silêncio quanto aos questionamentos e pela inércia dos órgãos públicos quando dá constatação dos primeiros cortes de árvores, aqueles questionamentos ainda são atuais e exigem respostas, a fim de que se complete com êxito a atual ação governamental, mesmo após terem sido devastados, em escandalosa impunidade, mais de 12 mil hectares de matas nativas.

       Ah, “pra” não dizerem que não falei de punição, na região do Norte Pioneiro, em 2008, um proprietário rural foi autuado pelo IAP por haver cortado espécies vegetais de porte arbustivo em área de 2,4 hectares, quando dá limpeza dos pastos. Foi multado em R$ 12.000,00, acrescido pela exigência de plantar na área essências nativas, tudo nos conformes da legislação ambiental. O produtor rural pagou a multa e assinou um Termo de compromisso, também tudo conforme dispõe a lei.
 

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.