17:1710 mil famílias na fila e só 14% atendidas no PAC Habitação

O PT de Curitiba informa:

Cohab confirma que apenas 14% das familias foram atendidas até agora pelo PAC Habitação

Desde 2008, cerca de 10 mil famílias cadastradas no PAC Habitação aguardam, pelo menos, o inicio das obras das suas casas. O atraso das obras foi denunciado pelas próprias famílias e também em reportagens veiculadas pela imprensa. Das 10 mil, apenas 14% foram atendidas. O prazo dado pelo governo federal é que todas as obras sejam concluídas até março de 2010.

 

Diante das denúncias, na sessão desta segunda na Câmara Municipal, o presidente da COHAB Mounir Chauwiche e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Celso Matos vieram prestar esclarecimentos, a pedido dos vereadores que compõem a Comissão da Relatoria Especial para Acompanhar as obras do PAC Habitação em Curitiba. Para explicar o que impede o êxito na execução das obras, a Cohab elencou seis motivos: dificuldades para contratação de m/ao de obra, limite de custos por unidade, grande volume de obras concentradas num mesmo período, aumento no custo dos materiais de construção, escassez de oferta de mão de obra e o excesso de chuvas.

Para o relator da Comissão, o Vereador Pedro Paulo, “ as razões não explicam e não resolvem a gravidade da situação. Chuvas, grande volume de obras num mesmo período e o aumento de custos, por exemplo, eram passiveis de planejamento prévio para que a administração não fosse pega de surpresa. Na minha opinião, a cidade não se preparou para estas obras.”  Pedro Paulo enfatizou que “qualquer atraso ou problema a responsabilidade é do gestor do PAC na cidade, no caso o gestor municipal.”

 

Diante da promessa da Cohab e também da Caixa Econômica, que as obras serão finalizadas até março, Pedro Paulo lamentou: “A partir de janeiro sabemos que chove muito em Curitiba. Gostaria que estas obras fossem resolvidas em dezembro. Existem famílias em condições degradantes. Mas, tudo indica que março deve ser um mês especial para as pretensões do Prefeito Beto Richa.”

Segundo o vereador “as águas de março trarão mais problemas para as famílias e nos parece que montarão palanque para o prefeito que demonstra estar mais preocupado com os acontecimentos de 2010.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.