16:37Tolerância Zero

A assessoria de Comunicação do Incra do Paraná informa:

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) – Força Verde, da Polícia Militar do Paraná, realizaram nesta terça-feira (24) a operação Tolerância Zero, com o objetivo de reprimir a atuação criminosa de madeireiras que extraem e comercializam madeira de forma ilegal do Projeto de Assentamento (PA) Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Estas madeireiras atuam em onze municípios localizados nas regiões centro oeste, sudoeste e oeste do estado. A ação partiu de denúncias realizadas pelo INCRA, por assentados e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com a Superintendente do INCRA no Paraná, Claudia Sonda “A ação irregular das madeireiras externas ao assentamento tem causado tanto danos ambientais como danos ao erário, portanto, devem sempre ser combatidas com firmeza”. Ao todo foram encaminhadas pela superintendência regional à Policia Federal, Ibama e Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná 24 denúncias sobre estas irregularidades.

Para o INCRA/PR, esta ação foi possível a partir da ação integrada dos órgãos públicos federais e estaduais. O principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo a presença do Estado e a execução de políticas públicas. No total, 22 servidores do Incra e 214 policiais federais participam da operação, além de 145 policiais militares, 117 policiais da Força Verde e 24 servidores do IBAMA.
 
Esta ação ressalta também a compreensão do governo sobre a importância da recuperação ambiental, como condição indispensável para o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, será assinado nesta quinta-feira (26) protocolo de intenções entre o INCRA e o Instituto Federal do Paraná (IF/PR), visando a proteção dos recursos naturais, assim como o manejo sustentável dos projetos de assentamento do território da Cidadania Cantuquiriguaçu, com ênfase no PA Celso Furtado.

O PA Celso Furtado faz parte da maior área reformada pela reforma agrária no Sul do país, com mais de 50 mil hectares de área contínua, onde foram criados os Projetos de Assentamento Ireno Alves dos Santos (com 934 famílias) PA Marcos Freire (com 604 famílias) PA Dez de Maio (com 69 famílias) e PA Celso Furtado, (com 1.097 famílias). São mais de 10 mil pessoas morando e trabalhando nos projetos de assentamentos.

O INCRA vem desenvolvendo vários projetos com vistas à geração de renda e manejo ambiental neste assentamento. A partir do próximo ano, a produção agrícola do PA Celso Furtado vai fazer parte da merenda escolar em instituições de ensino da região. Ao todo, são 13 comunidades do PA que atuam em diferentes segmentos agrícolas. Uma delas reúne 30 famílias assentadas, que fazem parte da Associação Orgânica Convivendo com a Natureza, da Comunidade Palmital. A entidade incentiva a produção orgânica para um consumo mais saudável e sem agrotóxicos. Os lotes dessas famílias foram certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia em outubro do ano passado.

Para garantir produção agrícola de qualidade, o PA Celso Furtado conta com assistência técnica, por meio do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) do INCRA, realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), do Governo do Estado. O ATES tem como objetivo assessorar técnica, social e ambientalmente as famílias assentadas nos Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo INCRA.

Histórico – O PA Celso Furtado está situado nas terras que faziam parte da fazenda Giacomet Marodin, em Quedas do Iguaçu. A área da fazenda, com 82.600 hectares, foi o maior latifúndio contínuo da região Sul do Brasil. A distância que separa o Assentamento da sede municipal é apenas de seis quilômetros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.