10:03Darcy Casagrande, adeus

O corpo do empresário Darcy Casagrande, que morreu ontem ao 82 anos de idade, será  enterrado hoje às 16 horas no cemitério da Água Verde. Casagrande, importante empresário da segunda metade do século 20 aqui no Paraná, é um aqueles empreendedores lendários que saíram do nada e construíram um império. Ele chegou a ser dono de 32 empresas. Ele era sogro do deputado estadual Osmar Bertoldi. O texto abaixo é uma apresentação do livro biográfico escrito pelo jornalista Eduardo Sganzerla sobre a história de Casagrande.

Darcy Casagrande, a Vida de um Realizador 

A história deste homem de origem simples, que deu importante contribuição, como empreendedor, ao cenário histórico e econômico de Santa Catarina, do Paraná e do Brasil, será contada a partir do foco de suas ações pessoais. Ao mesmo tempo, o livro pretende espelhar o desenvolvimento econômico do Paraná, Santa Catarina e do Brasil. 

Nascido em Tangará, no Meio Oeste Catarinense, em 1927, Darcy Casagrande foi um homem que conseguiu a façanha de transformar situações desfavoráveis e muitas vezes difíceis, devido às condições sob as quais nasceu e o tempo em que começou a construir sua vida, em situações a seu favor, com muita garra e determinação. Chegou a ser responsável por 32 empresas, foi prefeito de sua cidade natal, eleito em 1959, e homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon, pelo Museu Histórico e Geográfico Brasileiro, entre tantos títulos e realizações. 

Esta história de luta de um homem visionário, como empreendedor, e de um ser humano determinado a vencer todas as adversidades, é que será contada neste livro. Darcy Casagrande foi pioneiro e ajudou sua terra e sua gente a crescer. A sua biografia é um exemplo de vida. 

Darcy Francisco Casagrande é um dos filhos ilustres deste Brasil, sonhador, que cresceu e deu exemplos de humildade, determinação e grandiosidade, tanto pessoal como empresarial. 

Sua biografia é uma história de muita luta na adversidade, mas também de sucesso, de coragem e de capacidade administrativa admiráveis. Ações que alguns chamam talento, outros qualificam de sorte, mas neste homem todos esses atos revelam uma grande figura humana. 

 Um exemplo de vida que merece um lugar no registro histórico de nosso tempo, para ensinar às próximas gerações, através de uma vida dedicada ao trabalho e à família, a história de quem venceu e lutou pela vida. 

Darcy Francisco Casagrande foi responsável pela criação de um conglomerado de 32 empresas, que chegou a empregar quatro mil pessoas, em diversos estados brasileiros, no ramo da produção e industrialização da madeira, revenda de veículos, transportes e pecuária. Sua principal empresa foi a Estil Móveis e Decorações S.A., que constituiu 23 filias e foi classificada pela revista “Exame” com a maior empresa do ramo no Brasil, por muitos anos. Ele também foi o criador do Consórcio Casagrande, um dos maiores sucessos do setor, há mais de trinta anos. O Grupo Casagrande, criado por Darcy, completou em 2007 53 anos

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.