14:40O PMDB e a candidatura própria à presidência

O PMDB do Paraná informa:

Lideranças do PMDB reunidas neste sábado (21) em Curitiba defenderam a candidatura própria do partido a presidência na disputa eleitoral de 2010. “Se tivermos candidato a presidência a prioridade é esta. O PMDB tiver somado, unido, candidato á presidência, sem dúvida, São Paulo defende esta posição”, disse o ex-governador Orestes Quércia, presidente do diretório de São Paulo.

Quércia disse que a reunião de Curitiba, que reuniu diretórios de 15 estados, é muito importante para dar uma orientação ao partido. “Esta reunião é importante para analisar um programa do partido. Partido tem que conversar com candidatura própria ou a possibilidade de aliança dentro de um programa, não tendo reivindicação de cargos”.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, disse que o PMDB tem história, musculatura e propostas para uma candidatura própria. “E a proposta é fundamental é descentralizar o Brasil, revogar o Brasil de Brasília e instituir o Brasil dos brasileiros. Com isto, modificando o pacto federativo, colocando uma nova divisão do bolo tributário e que municípios e estados fiquem com a maior parte, com dois terços”, defendeu Luiz Henrique. 

“Hoje a União fica com dois terços. Inverter esta pirâmide é a grande marca e a grande proposta do PMDB para uma candidatura própria”, completou.

O senador Pedro Simon disse que a candidatura própria está consolidada e aponta o governador do Paraná, Roberto Requião, como nome preferencial, mas também cita os nomes de Luiz Henrique, Germano Rigotto (RS), Sérgio Cabral (RJ), Jarbas Vasconcelos (PE), Nelson Jobim (RS). “Nós temos que ter o nosso candidato. Esse candidato vai andar pelo Brasil, vamos colocar o nome dele na pesquisa e tenho certeza que o reforço vai ser altamente positivo”. 
 

     DESCENTRALIZAÇÃO – Para o presidente do PMDB do Acre, deputado Francisco Chagas Romão, disse que nenhuma outra tese pode derrubar a candidatura própria. “O partido que não aspira chegar ao poder não é partido, é Congregação Mariana. O PMDB tem condições de vencer as eleições porque é o maior partido do país”.

     O presidente do PMDB do Mato Grosso do Sul, deputado Esachel Cipriano, disse que a candidatura própria não é uma proposta regional, fora do eixo Rio-São Paulo. “Não é uma questão regional, a questão programática. Tenho convicção que o candidato que levantar a bandeira da descentralização, de resgatar a autonomia dos estados e dos municípios para tornar o governo eficaz, rápido, eficiente, vai levar esta eleição. Não tenho dúvida nenhuma, o PMDB é o partido”.

     A candidatura própria foi defendida ainda pelos representantes dos diretórios do Espírito, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas.
 

PMDB do Paraná

www.pmdbpr.org.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.