16:42Mangabeira Unger ataca o “capital vadio” e defende candidatura de Requião

O PMDB do Paraná informa:

O maior partido do Brasil não pode ficar a margem do processo eleitoral para a escolha do novo presidente do Brasil. “O maior partido do país precisa ter uma proposta para o país”. A declaração é do professor Roberto Mangabeira Unger, ao participar em Curitiba neste sábado (21), do Encontro Nacional de Lideranças do PMDB. “O PMDB não pode ser uma massa de manobra de outras forças políticas”, afirmou.

Mangabeira voltou a defender que o Brasil não pode ficar a mercê do capital especulativo. “Este capital vadio, que só serve para a especulação financeira. O PMDB tem que apresentar um programa para dar oportunidades e capacitações a população brasileira”, destacou. “Vou lutar para que o PMDB, o maior partido brasileiro, tenha uma proposta prática para cumprir essa grande ação libertadora”, completou. 

Mangabeira, que se filiou no PMDB do Rio de Janeiro, destacou que no encontro de Curitiba o partido iniciou a debater as diretrizes do projeto que o governador do Paraná, Roberto Requião, vai apresentar em todo o país. “O PMDB pode ser um agente político dessa alternativa nacional e tenho certeza que posso contar com o governador Requião para essa empreitada”, declarou.

     TEMAS – Em seu discurso, Mangabeira apontou os cinco principais temas para formar as diretrizes do programa nacional do PMDB: a democratização das oportunidades econômicas; condições práticas para garantir a soberania brasileira perante a economia mundial; capacitação e ampliação das oportunidades educativas; reconstrução do estado brasileiro; e construção de um modelo de desenvolvimento que afirme a primazia dos interesses da produção e do trabalho sobre os interesses do rentismo.

     O governo Lula, reconheceu Mangabeira, promoveu grandes avanços no Brasil, consolidou a estabilidade econômica e libertou milhões de brasileiros da pobreza, abriu para outros milhões de jovens as portas das universidades e da escola técnica e levou o país ao primeiro plano da política mundial. 

     “O governo Lula fez tudo isso, entretanto, o tema da eleição de 2010 não é o passado, é o futuro. A grande tarefa do país é organizar um novo modelo de desenvolvimento baseado em ampliação de oportunidades para aprender, para trabalhar e para produzir. Um modelo que afirme a primazia dos interesses do trabalho e da produção sobre os interesses do dinheiro do capital financeiro”.

     BASE SOCIAL – O professor disse que há uma base social concreta para a reconstrução hoje no Brasil. Ele aponta o surgimento de uma nova classe média de milhões de brasileiros que lutam para abrir pequenos negócios, estudam a noite e que inaugura no país uma cultura de auto-ajuda e de iniciativa. 

     Mangabeira defendeu uma revolução brasileira em que o Estado use “seus poderes e recursos para permitir a maioria seguir o exemplo dessa vanguarda de batalhadores e emergentes”.

     REQUIÃO  – Mangabeira disse ainda que o povo brasileiro já demonstrou, repetidas vezes, que é capaz de construir um nome que comande um novo projeto de desenvolvimento da nação.

     “O PMDB tem muitos nomes, mas o do governador Roberto Requião considero o mais capacitado para exercer a presidência da república e tocar este projeto de reconstrução nacional, de reconhecer aquilo que foi feito pelo Lula, e avançar mais na produção, mais no trabalho, e na revolução da educação e da economia, a qual nós precisamos”, completou Mangabeira Unger.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.