14:26Oito locos

Do guarda-freio aposentado:
 
A direção da Ferroeste pirou de vez e esta sujeita a levar a maior bronca do econômico e nacionalista governador Requião. A empresa reestatizada anunciou a compra de sete locomotivas pela bagatela de 25 milhões e 900 mil reais. Deste jeito o Paraná vai ficar com oito locos. O próprio que fizer a compra e mais as sete locomotivas. Acontece que desde o ano passado já está no mercado uma locomotiva diesel-elétrica, a “EIF 1000”, inteiramente produzida no país, com um índice de nacionalização de 82%. E mais, comercialização através do Finame, do BNDES. A máquina foi desenhada para realizar operações no transporte de cargas em todas as ferrovias brasileiras, em diversos setores como em siderurgia, portos e em pátios manobras – e até em serviços de passageiros. O projeto demandou R$ 1,5 milhão e foi realizado totalmente com recursos próprios da EIF, que é a empresa construtora. A faixa de preço deste equipamento varia entre US$ 1,5 milhão a US$ 1,8 milhão. Fazendo a conta na base de dois reais por um dólar , cada loco custaria uns três milhões de reais. Três vêzes sete dá 21 milhões. E que vá lá, um ou outro equipamento acrescentando mais uns dois mihões na fatura. Total: 23 milhões de reais. Como justificar gastar quase 26 milhões e ainda mais na forma de leasing? Em tempo, para informação da Ferroeste, a EIF faz operação de leasing – back. Mais informações sobre as locos é só acessar www.transpoonline.com.br.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.