17:21Governo Federal vai avaliar inclusão do metrô nas obras prioritárias da Copa

Da assessoria de imprensa do Ministro Paulo Bernardo:

BERNARDO DIZ QUE GOVERNO FEDERAL IRÁ AVALIAR METRÔ DE CURITIBA PARA A COPA 2014

 O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que, considerando o compromisso assumido pela Prefeitura de Curitiba quanto ao prazo de conclusão, o governo federal irá avaliar a inclusão do metrô de Curitiba – Linha Azul nas obras prioritárias para financiamento visando a Copa 2014.

Segundo Bernardo, o projeto total, que teve valor inicial alterado para R$ 1,4 bilhão, prevê financiamento de R$ 960 milhões, com juros de 5,5% a/a, mais spread, 48 meses de carência e 30 anos para pagar.

Bernardo deu esta declaração após reunião com o Prefeito Beto Richa e representantes do Governo do Estado do Paraná para a escolha dos projetos importantes para o mundial de futebol que se realizará no Brasil em 2014.

É a terceira reunião entre o governo federal e as Cidades-sede para definir responsabilidades de cada ente federado na execução das ações e projetos. Participam da reunião os Ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, dos Esportes, Orlando Silva, das Cidades, Márcio Fortes, além da coordenadora do Programa Copa 2014, Miriam Belchior e representantes da Fazenda, BNDES, Turismo e Secretaria de Relações Institucionais.

As obras de mobilidade urbana eleitas pelo governo federal para financiamento entre as apresentadas pelo Estado do Paraná somam R$ 152,9 milhões e incluem: Corredor aeroporto/rodoferroviária, no valor de R$ 79,8 milhões; sistema integrado de monitoramento, no valor de R$ 68,2 milhões e BRT – Avenida Cândido Abreu, no valor de R$ 4,9 milhões.

No projeto do Corredor aeroporto/rodoferroviária, por sugestão do Ministro Paulo Bernardo, será analisada a possibilidade de retirada das torres de alta tensão da COPPEL que traria ganhos para o projeto.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, Fortes Neto, insistiu na importância do projeto do Corredor Metropolitano para a cidade porque o tráfego entre os municípios vizinhos tem que obrigatoriamente ser feito atravessando Curitiba. 

Nos encaminhamentos da reunião ficou decidido que o governo federal irá analisar o pleito do governo do Estado, dentro do montante total definido para as 12 cidades sede que é de R$ 5 bilhões do FGTS.

REUNIÕES CIDADES-SEDE

O governo federal está  promovendo desde ontem, 09.11, e vai até amanhã, uma série de reuniões com as 12 cidades que irão sediar jogos do mundial de futebol. O objetivo principal é definir claramente as responsabilidades de cada ente federado no que se refere ao financiamento e execução das ações necessárias à realização da Copa 2014.

Depois de todas as reuniões e acertos, será assinado entre as cidades e o Presidente da República um Protocolo de Cooperação Federativa onde estarão determinados ações, responsabilidades e prazos devidamente discriminados. 

Cada cidade deve definir um interlocutor e segundo Bernardo, é intenção do governo federal o acompanhamento pleno pela sociedade e órgãos de controle em todo o processo.

Segundo a matriz de responsabilidades apresentada pelo Ministro Paulo Bernardo, a União será responsável pelas intervenções em terminais de passageiros de portos e aeroportos, ficando a cargo dos municípios e estados os projetos de urbanização do entorno, bem como as obras de mobilidade urbana. Hotelaria e construção, reforma ou ampliação de estádios serão responsabilidade da iniciativa privada, com apoio da União para financiamento.

O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, destacou a abertura da linha de crédito para financiamento de estádios, no valor de até 75% do valor do projeto, limitado a R$ 400 milhões, taxa de juros TJLP + spread de 1,9% ao ano e 3 anos de carência após a contratação e 12 anos para pagamento.

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, destacou que a prioridade do governo federal para a seleção dos projetos apresentados é atender ao requisito de  mudança na matriz do transporte urbano nas cidades brasileiras com o objetivo principal de dar maior ênfase ao transporte público em detrimento das questões viárias. Além disso deve ter vinculação direta com a copa, integração entre modais, melhorar a ligação e acesso entre estádio, zona hoteleira, aeroporto, porto e rodoviária.

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