10:24Alho do baralho!

Rogerio Distefano, no Maxblog (www.maxblog.adv.br), dá aula de texto, humor e culinária. Tudo por causa do alho. Acompanhem:

Nariz esbugalhado
Elevador no térreo, a porta se abre, o sujeito cumprimenta alegre, deixando a nuvem de alho circundante, envolvente, mais densa que cerração na serra. Subo os vinte andares com nariz tapado, protegido. Lá em cima denuncio o safo do alho à passageira da descida. Do jeito que olhou me senti culpado sem dúvida razoável.

Nada contra o alho, que inaugurou a arte culinária enaperfeiçoou o combate ao vampirismo. Mas alho não se come, nem se consome. Alho tem que ser sugestão, algo espiritual e abstrato. Metáfora de tempero, um dente apenas passado de leve no fundo da panela. Tolera-se nos restaurantes populares o alho fraudador, que mascara mau sabor e péssima qualidade dos gêneros. Admite-se  a pílula de alho, que combate a hipertensão.

Não se justifica, recomenda ou autoriza, inadmissível o mergulho, o espojar-se nas variações de alho e óleo das falsas trattorias, a obscena concupiscência de embeber no pãozinho toda a dentição que nada no fundo do prato. Para depois, dois dias no mínimo, torturar ambientes e pessoas com o cheiro pestilento entranhado nas entranhas, que evanesce dos poros e glândulas.

Maçaricos de acetileno evocam vagamente o odor de alho. Vagamente, porque um viciado em alho equivale a dez maçaricos em ação. Uso legítimo, só como inibidor da sexualidade, pois nem um parceiro entupido aguenta outro parceiro entupido de alho. Mesmo os dois entupidos de desejos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.