9:56Benedito Pires: “Os meios de comunicação continuam censurando os movimentos sociais e os sindicatos”

Da Agência Estadual de Notícias:

Conferência Estadual da Comunicação define o papel da mídia na sociedade

Representantes de diversos segmentos da sociedade paranaense estão reunidos em Curitiba durante este final de semana para discutir o papel da comunicação. A 1ª Conferência Estadual de Comunicação acontece até domingo (8), no Canal da Música. Os debates foram convocados pelo governador Roberto Requião em julho passado e as propostas das comissões serão levadas à Conferencia Nacional, que ocorrerá em dezembro em Brasília.

“Quando ocorreu o fim da censura pensávamos que a questão da comunicação viesse a ser discutida, trinta anos se passaram e os meios de comunicação que reclamavam da censura, uma vez libertos, continuaram censurando os movimentos sociais e os sindicatos, estes raramente ganham espaço na mídia e, quando isso ocorre, é decorrente de conflito”, disse o secretário de Estado de Comunicação, Benedito Pires, durante a cerimônia de abertura da conferência, na noite desta sexta-feira (06). “Vamos debater, discutir e colocar com sinceridade as nossas posições, confrontando ideias, pois assim poderemos avançar para que essa censura comece a deixar de existir”, afirmou.

Marcelo Bechara S. Hobaika, coordenador da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e representante do Ministério das Comunicações, destacou a importância desde momento para o País. “A Conferência está ocorrendo porque existe uma demanda reprimida. Esta é a oportunidade organizar o debate”, disse. Ele comparou dados dos dois últimos anos, quando a venda de computadores superou a de aparelhos de televisão. “Este é um momento de construção, estaremos aqui colocando mais um pilar na democracia brasileira”, afirmou.

Raquel Bragatto, da Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, integrante da Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação, ressaltou que a mídia não é discutida no Brasil. “Aqui discutimos a saúde e a segurança, por exemplo, mas é a primeira vez que a população pode participar da construção das políticas públicas para o setor, que antes era feita dentro dos gabinetes”, disse. “Vamos discutir o fortalecimento do sistema público e comunitário de comunicação; a transformação do atual sistema de concessões de rádio e tevê e a outorga de outros serviços, como telefonia, em um modelo democrático aberto e participativo; e a garantia de acesso à internet e às novas tecnologias em regime público”, explicou.

“A mídia não noticia a mídia e isso é incompreensível. Vamos defender o debate por todo o País”, disse James Gorgem, representante do Ministério da Cultura. Ele contou que em 2005, durante a Conferência Nacional de Cultura, alguns temas que ligam cultura e mídia foram trabalhadas. “Esperamos que os debates sejam construtivos”, afirmou.

Estavam presentes na solenidade de abertura, Gabriel Ribeiro de Campos, representante da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil, e representante da Sociedade Civil Empresarial; os secretários do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira; o secretário da Comunicação Social de Curitiba, Marcelo Catani; o presidente do BRDE, Airton Pisseti; o deputado Federal Dr. Rosinha e o deputado estadual Professor Lemos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.