12:12Anselmo Duarte, adeus

anselmo-duarte

anselmo20duarte-foto2

Anselmo Duarte

Do G1:

Morreu na madrugada deste sábado (7), à 1h30, o diretor e ator paulista de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos. Único brasileiro premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos cinematográficos do mundo, o diretor estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o último dia 28, após ter sofrido o terceiro acidente vascular cerebral. Ele também lutava contra um câncer na bexiga, diagnosticado em agosto deste ano. 

Duarte foi um dos mais prestigiados cineastas o país. Com o filme “O pagador de promessas”, de 1962, foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes – a única concedida a um filme brasileiro até hoje.  

Segundo o filho do diretor, o empresário Ricardo Duarte, o corpo do cineasta será levado para a cidade natal do diretor, Salto, no interior paulista, às 8h do próximo domingo (8). Lá, ele receberá uma breve homenagem da prefeitura e deverá ser enterrado às 11h30 no Cemitério Municipal de Salto.

 

A família ainda negocia com o governo para que o velório e as últimas homenagens ao cineasta aconteçam na tarde deste sábado (7), na Assembléia Legislativa.

Trajetória no cinema

O filme “O pagador de promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

Rodado em Salvador, o longa é uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell.

Além de diretor, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.