17:30Fruet vai a Minc por causa da muvuca do lixo

Da assessoria de imprensa do deputtado federal Gustavo Fruet (PSDB):

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai pedir a interferência do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para resolver o impasse em torno da destinação do lixo de Curitiba e de outros 18 municípios da Região Metropolitana. O deputado lembra que o aterro da Caximba – cujo uso a Prefeitura de Curitiba pretende estender até o início de 2011 – fica às margens de um rio federal (o Iguaçu), sob jurisdição da União, o que justifica a participação do governo federal na busca de uma solução para o assunto.

O deputado destaca também que, entre os 16 técnicos que integraram a comissão técnica encarregada de analisar o plano da Prefeitura para encerramento do aterro – concluindo pela aprovação das medidas propostas – estava um representante do Ibama. A comissão também tinha especialistas da Comec, da Suderhsa, da Mineropar e do próprio Instituto Ambiental do Paraná (IAP), cujo presidente desrespeitou a posição técnica, impedindo a reconformação.

“Curitiba e região correm o risco de enfrentar uma situação de calamidade pública diante da resistência do presidente do IAP em autorizar a reconformação geométrica do aterro”, afirma Fruet, lembrando que as obras precisariam começar imediatamente para assegurar espaço adequado à disposição de resíduos a partir de fevereiro de 2010.

O deputado também criticou o fato de o presidente do IAP não propor soluções alternativas viáveis para a destinação do lixo. “A questão é: para onde vai esse lixo? Se não houver bom senso, a atitude do IAP vai acabar deixando a Prefeitura nas mãos de empresas privadas, correndo o risco de se sujeitar a qualquer preço”, afirma Fruet.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.