17:18O PT e os outros

Recebemos a seguinte nota oficial da Direção Executiva do PT do Paraná:

O PT E A CONJUNTURA ELEITORAL DO PARANÁ 

O quadro eleitoral no Paraná se apresenta com alternativas de cenários que colocam os partidos com a necessidade de permanentemente revisitarem suas estratégias e seus posicionamentos. 

Neste momento temos quatro conjuntos de forças políticas se movimentando para a disputa eleitoral do próximo ano: 

1) o PMDB, na pessoa do vice governador Orlando Pessutti de um lado, que se apresenta para a disputa ao governo do Estado com o objetivo de defender a continuidade do atual governo e com o atual governador Roberto Requião de outro que indica sua candidatura ao Senado Federal; 

2) o PSDB, reunindo os campos mais a direita em nosso espectro político, responsável por organizar e coordenar o palanque eleitoral do candidato do PSDB a presidência da República, a ser representado por José Serra ou Aécio Neves; 

3) o PDT, representado pelo senador Osmar Dias como candidato ao governo do Estado e que busca diálogo com amplos setores da economia paranaense, seja da indústria, comércio, grandes cooperativas e setores sociais mais organizados; e 

4) o Partido dos Trabalhadores que trabalha no sentido da construção de um palanque forte para a campanha da ministra Dilma Rousseff no Paraná com o objetivo de garantir a continuidade das conquistas do governo Lula e que para isso implementa um forte movimento pela construção de uma ampla aliança entre os partidos da base aliada do Governo Federal ou, se isso não for possível, uma candidatura própria ao governo do Estado que marchará junto com a nossa candidatura ao Senado, na defesa da continuidade do nosso governo no plano nacional. 

Diante deste quadro o Partido dos Trabalhadores do Paraná reafirma o seu compromisso em intervir politicamente para fortalecer o projeto de desenvolvimento do Brasil que está sendo conduzido pelo presidente Lula. Projeto que está mudando a vida do povo brasileiro. Projeto que reafirma o papel do Estado na condução do processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Projeto que terá continuidade com a ministra Dilma Roussef presidenta do povo brasileiro.

 

Reafirmamos, também, nossos esforços para construirmos aqui no Paraná uma aliança com os partidos da base política do governo do presidente Lula, buscando dar sustentação a sucessão nacional e, ao mesmo tempo, fortalecer um projeto alinhado de desenvolvimento sustentável e inclusivo no Estado do Paraná.

 

Afirmamos, entretanto, ao conjunto do Partido e à sociedade paranaense que em momento algum o PT, para o alcance de nossos objetivos, ficará refém, aqui no Paraná do posicionamento dos partidos que compõem nossa base aliada no plano nacional. Construiremos aqui todas as condições políticas para sustentar o projeto nacional e intervir no quadro eleitoral paranaense, evidenciando o papel protagonizado pelo PT na construção e defesa das políticas públicas que estão mudando o Brasil, seja isso dentro da ampla aliança que defendemos ou não.

 

Reafirmamos, também, nosso posicionamento contrário a chamada CPI do MST, entendendo-a como movimento político-eleitoral na tentativa de criminalização dos movimentos sociais e de desgaste do governo federal.

 

Externamos, por fim, nosso apoio e solidariedade ao deputado estadual professor Lemos em razão dos ataques sofridos por parte da liderança do governo na Assembleia Legislativa na discussão sobre o Orçamento do Estado reafirmando nossa posição em defesa dos 25% dos recursos para educação, bem como em razão da postura preconceituosa e desrespeitosa adotada esta semana pelo Governador Requião em relação ao deputado e ao direito de liberdade de orientação sexual de todos.

 

Curitiba, 30 de outubro de 2009

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.