16:44Duas dragas

Da Agência Estadual de Notícias:

Duas dragas são classificadas na licitação da Administração dos Portos do Paraná

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está mais próxima de concretizar um de seus projetos mais audaciosos: adquirir embarcação própria para conquistar sua autossuficiência nos projetos de dragagem dos canais de acesso aos complexos portuários paranaenses. A concorrência internacional aberta quinta-feira (29) classificou duas empresas como possíveis fornecedoras da draga. As embarcações estão em estaleiros de duas diferentes cidades da China: Xangai e Lin Hai City.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, explicou que, nessa primeira etapa da concorrência, foram avaliados os critérios técnicos das embarcações, como calado, capacidade volumétrica e de bombeamento, autonomia em operação, entre outros requisitos. Como as empresas abriram mão de recursos, foram avaliadas, também na tarde de quinta-feira (29), as propostas de preço.

A próxima fase será a vistoria das embarcações, em seus estaleiros de origem. A verificação é feita por especialistas de uma sociedade classificadora – empresas ou entidades reconhecidas pela Marinha do Brasil para atuar na regularização, controle e certificação de embarcações nos aspectos relativos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e da prevenção da poluição ambiental.

Ainda não há definição quanto ao prazo para a vistoria. Confirmando-se as condições das dragas, a empresa ganhadora da concorrência terá 60 dias para entregar a embarcação no Porto de Paranaguá.

A aquisição de uma draga permitirá à Appa manter os canais de acesso e demais áreas de navegação dos portos do Paraná em condições seguras de navegabilidade para as mais de 2,3 mil embarcações que atracam, em média, por ano em seus cais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.