17:01Quando Delazari chegar…

Do deputado Élio Rusch (DEM), líder da oposição, sobre a muvuca causada pelo não convocação, mas comparecimento consentido, do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, à Assembleia Legislativa, para esclarecimentos sobre os problemas de violência no Paraná:

- Não importa se ele virá convocado ou convidado. O que a maioria dos deputados deseja, e também a sociedade, são explicações sobre o aumento assustador da criminalidade no Estado.

- A única diferença é que em caso de convocação a presença do secretário é obrigatória. Se o secretário for convocado e não aparecer, ele incorre em crime de responsabilidade, caso não possua uma justificativa plausível pela ausência. Mas como o secretário se comprometeu com o presidente da Assembleia a comparecer no próximo dia 27, ele irá prestar esses esclarecimentos dentro de todos os preceitos regimentais.

- Quem tem poder próprio de autoridade judicial são os integrantes de uma CPI. Esses sim podem exigir o comprometimento com a verdade, e não o plenário diante de um secretário convidado ou convocado. Presume-se que as informações apresentadas pelo secretário Delazari serão verdadeiras independente de estar sendo convocado ou não.

Ainda bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>