17:01Quando Delazari chegar…

Do deputado Élio Rusch (DEM), líder da oposição, sobre a muvuca causada pelo não convocação, mas comparecimento consentido, do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, à Assembleia Legislativa, para esclarecimentos sobre os problemas de violência no Paraná:

– Não importa se ele virá convocado ou convidado. O que a maioria dos deputados deseja, e também a sociedade, são explicações sobre o aumento assustador da criminalidade no Estado.

– A única diferença é que em caso de convocação a presença do secretário é obrigatória. Se o secretário for convocado e não aparecer, ele incorre em crime de responsabilidade, caso não possua uma justificativa plausível pela ausência. Mas como o secretário se comprometeu com o presidente da Assembleia a comparecer no próximo dia 27, ele irá prestar esses esclarecimentos dentro de todos os preceitos regimentais.

– Quem tem poder próprio de autoridade judicial são os integrantes de uma CPI. Esses sim podem exigir o comprometimento com a verdade, e não o plenário diante de um secretário convidado ou convocado. Presume-se que as informações apresentadas pelo secretário Delazari serão verdadeiras independente de estar sendo convocado ou não.

Ainda bem!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.