17:27Os cartazes da Revolução Cultural Chinesa

cartaz_rev_cultural

Do jeito que veio:

Hoje, às 18h30, será inaugurada na Sala Arte & Design da Universidade Federal do Paraná (Reitoria, térreo do Edifício Dom Pedro I) a exposição “Revolução Cultural – História, Estética & Simbolismo”, com cartazes originais e reproduções de peças da Revolução Cultural Chinesa (1966 – 1976). Os cartazes, pertencentes ao acervo do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina (CECIAL-UFPR), revelam o ideário e a estética de um dos mais conturbados momentos da História recente da China. A exposição, que tem curadoria de Angelo José da Silva e Rodrigo Wolff Apolloni (pesquisadores do CECIAL), fica em cartaz até o dia 19 de outubro, das 10 às 14h e das 19 às 21 horas. A entrada é franca.

    Evento Preparatório – Como evento preparatório à exposição, na tarde do dia 13 de outubro, no auditório da Biblioteca do Setor de Humanas e Educação (Edifício Dom Pedro I, 3º andar, Reitoria), pesquisadores promovem um colóquio sobre os aspectos históricos, simbólicos e estéticos da Revolução Cultural Chinesa. A partir das 15 horas, Angelo José da Silva – doutor em História e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR – fala sobre propaganda e a formação da militância de esquerda; na seqüência, Rodrigo Wolff Apolloni (mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutorando em Sociologia pela UFPR) aborda o simbolismo no contexto dos cartazes da Revolução Cultural; em seguida, Chang Yuan Chiang – professor de mandarim do Centro de Línguas da Universidade e especialista em História Chinesa – tratará da “segunda onda revolucionária” nas dinastias e governos republicanos chineses. Fechando o colóquio, Naotake Fukushima (professor do curso de Design da UFPR) falará sobre os aspectos estéticos no cartazismo político.

    A exposição e o colóquio são promovidos pelo CECIAL-UFPR e pelo curso de Design da Universidade, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR e patrocínio do Centro Cultural Oriental Tomodachi, do Coletivo Deluxe e da Senda – Escola de Kung-Fu e Tai-Chi-Chuan.

    Ficha Técnica:

    Revolução Cultural – História, Estética & Simbolismo

    . Exposição de Cartazes da Revolução Cultural Chinesa

    – de 13 a 19 de outubro, na Sala Arte & Design da Reitoria da UFPR.

    . Colóquio sobre História, Simbolismo e Estética Revolucionária

    – dia 13 de outubro, das 15h às 18h, na biblioteca do Biblioteca do Setor de Humanas e Educação (Edifício Dom Pedro I, 3º andar, Reitoria).

    ENTRADA FRANCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>