11:11Sobre a revista do Vampiro

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Marcio Renato dos Santos:

A origem da verve crítica de Trevisan

O jornalista Luiz Claudio Soares de Oliveira, editor da Gazeta do Povo on-line, analisa a revista Joaquim, editada por Dalton Trevisan, entre 1946 e 1948

A bem-sucedida trajetória literária de Dalton Trevisan, de 84 anos, é resultado, também, da inquietação que o escritor desde muito já manifestava publicamente. Quando tinha 15, 16 anos, o então estudante Trevisan dirigia a revista Tingui, que abria espaço para temas gerais e para a produção do jovem poeta (sim, Trevisan já escreveu poesia). Posteriormente, o futuro contista estaria à frente da Joaquim, uma das mais importantes revistas culturais publicadas no Brasil.

O livro, apesar de ser resultado de um trabalho acadêmico, é uma grande reportagem, em que Oliveira analisa, com muita clareza e texto fluente, como Tre­­visan coordenou a revista. A postura crítica e combativa, que se tornou uma das principais características da literatura do Vam­­piro de Curitiba, já estava presente na Joaquim.

O escritor usou a revista como suporte para atacar ícones da cultura local, como Emiliano Perneta, o príncipe dos poetas paranaenses, e Alfredo An­­der­­sen, outra unanimidade, no caso, das artes plásticas. “Tre­­visan, na realidade, atacava o paranismo, que engessava o univer so mental paranaense”, afirma Luiz Claudio.

Essas ações de Trevisan não passaram despercebidas pelo olhar do jornalista Luiz Claudio Soares de Oliveira, editor da Gazeta do Povo on-line. Há muito que ele tinha interesse no assunto, mas foi em 2001, quando a Imprensa Oficial do Paraná publicou uma edição fac-similar da Joaquim, que o jornalista, de fato, decidiu que iria se aprofundar no tema.

Em 2003, Oliveira ingressou no curso de mestrado em Estudos Literários, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e, du­­rante dois anos, estudou a revista. O jornalista defendeu a dissertação em 2005, que recentemente foi transformada livro Dalton Trevisan (En)Contra o Paranismo, que será lançado hoje à noite no Teatro da Caixa.

O paranismo foi um movimento de afirmação da cultura paranaense, que surgiu no final do século 19, e sugeria que os artistas utilizassem em suas obras referências locais, como o pinhão. Elogio mútuo e ênfase em tudo o que fosse paranaense, “mesmo que seja ruim, é nosso”, faziam parte do programa paranista. “O Modernismo, de 1922, praticamente não aconteceu no Paraná, pois foi ignorado pelos adeptos do paranismo”, diz Oliveira.

O jornalista identifica dois momentos da revista: inicialmente, houve a desconstrução do paranismo e, na fase final, a Joaquim abriu, ainda mais, as suas páginas para ideias e artistas brasileiros. Luiz Claudio também procurou entender por que a Joaquim, que tinha 25% de suas páginas preenchidas com anúncios, encerrou as suas atividades abruptamente, em 1948. “Tal­­vez, no momento em que a revista poderia se institucionalizar, Trevisan decidiu tirar a Joaquim de cena”, analisa.

Serviço: Dalton Trevisan (En)Contra o Paranismo. Luiz Claudio Oliveira. 216 págs. R$ 25. Hoje, a partir das 19h30, acontece um bate-papo do autor com os jornalistas Otávio Duarte e José Carlos Fernandes, no palco do Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria do teatro, hoje, a partir do meio-dia. Posteriormente, Oliveira autografa o livro.

Saiba mais sobre o livro de Luiz Claudio Soares de Oliveira

O projeto

Luiz Claudio estudou, de 2003 a 2005, a revista Joaquim, que Dalton Trevisan editou de abril de 1946 a dezembro de 1948. Apesar de ter sido uma dissertação de mestrado, que prevê um estilo mais acadêmico, Oliveira conseguiu elaborar um texto fluente, uma grande reportagem. Ele fez uma análise, profunda, sobre a proposta da revista, que foi contrária ao paranismo e aberta ao mundo.

A Joaquim

A Joaquim, durante pouco mais de dois anos de atividades, conseguiu atrair alguns dos principais intelectuais brasileiros para o seu grupo de colaboradores. Wilson Martins, Temístocles Linhares, Carlos Drummond de Andrade, José Paulo Paes e Poty foram alguns dos nomes que contribuíram com a revista.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.