15:58“Lobão” lança livro sobre a revista do “Vampiro”

vampirolobao1

Capa do livro do chapa Luis Claudio Oliveira, o “Lobão”, que será lançado quarta-feira (30), às 19h30, no Teatro da Caixa Econômica Federal

Do jeito que veio: 

O livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”, do jornalista e mestre em Teoria Literária Luiz Cláudio Soares de Oliveira, visa mostrar como a revista “Joaquim”, editada por Dalton Trevisan de 1946 a 1948, foi relevante para a evolução da arte no Paraná e para por fim ao ostracismo vivido pelos artistas paranaenses.

A revista questionou alguns nomes sagrados das letras e das tintas regionais, levantou polêmicas e abriu caminhos a novos artistas e integrou a produção paranaense ao resto do Brasil.

Pelas páginas passaram Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Mario de Andrade, Portinari,  Di Cavalcanti, Otto Maria Carpeaux e Sérgio Milliet, entre outros.  Desapareceu na 21ª edição, sem motivos esclarecidos. É considerada um marco histórico desta época, pois ao mesmo tempo enfrentou pensamentos locais dominantes e aproximou-se de um pensamento moderno que surgia no Pós – Segunda Guerra Mundial.

Haverá um debate sobre o jornalismo cultural no Paraná com o jornalista e professor José Carlos Fernandes e o jornalista e escritor Otávio Duarte.

Luiz Cláudio Soares de Oliveira, natural de Curitiba, é jornalista, mestre em Teoria Literária e master em Jornalismo Digital. Editor da Gazeta do Povo online, já atuou como repórter e chefe de reportagem, além de ministrar palestrar sobre diversos assuntos relacionados ao jornalismo e mídias digitais. 

Patrocínio CAIXA

 __________________________________________________________________________________________________________________________

 

Serviço:

 Lançamento do Livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 30 de setembro de 2009

Horários: quarta 19h30

Ingressos: Entrada Franca. Os convites devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 12h.

Bilheteria: (41) 2118-5114 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.