6:26Curitiba vai sediar Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

A quem interessar:

Autoridades, servidores e estudiosos interessados em aprimorar a fiscalização do dinheiro público brasileiro já podem inscrever trabalhos ou confirmar participação no 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. Este ano, o encontro nacional será em Curitiba, entre os dias 14 e 18 de novembro. Cerca de 500 pessoas devem passar pelo Bourbon Convention Hotel, sede do evento.

O assunto que pauta as apresentações de artigos e grupos de discussão é o trabalho de controle externo em interação com as expectativas da sociedade. Os congressistas vão abordar os meios e resultados da fiscalização dos Tribunais de Contas brasileiros. A promessa é que, ao fim do encontro, sejam valorizadas e consolidadas ações para garantir à sociedade mais segurança e clareza sobre o gasto dos governos com educação, saúde, ciência e tecnologia, entre outras despesas públicas.

Paralelo ao Congresso, será realizado o 8º Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil (Eccor). A programação prevê ainda a presença de diversas entidades ligadas ao controle externo no País, responsáveis pela organização de debates em horários alternativos, entre elas a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricom), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), associação de estudos e pesquisa dos TCs.

No primeiro dia do evento (14 de novembro), o jornalista Francisco Vianna comanda uma oficina voltada aos profissionais de comunicação. O objetivo é colaborar com idéias e sugestões para o planejamento estratégico integrado dos Tribunais nessa área. O início do credenciamento e a recepção dos congressistas seguem no dia seguinte (15 de novembro).

Os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e da Previdência Social, José Barroso Pimentel, além do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, integram as palestras do dia 16. Haverá também um painel internacional, no último dia do Congresso, reunindo autoridades de organismos de controle externo da Europa e da América Latina, sobre a integração e modernização dos sistemas de controle.

A programação completa e a ficha de inscrição no evento estão disponíveis no site: www.tce.pr.gov.br/25ctcs.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.