14:17Dr. Rosinha diz que a Band pratica “antijornalismo” e age com “má-fé golpista” ao atacar Lula e o MST

Do jeito que veio:

Grupo Band age com ‘má-fé golpista’ ao atacar Lula e o MST, diz Dr. Rosinha

 Presidente da Frente Parlamentar da Terra aponta que emissoras do grupo praticam “antijornalismo” ao combater a atualização dos índices de produtividade rural

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), presidente da Frente Parlamentar da Terra no Congresso Nacional, afirmou nesta quinta-feira (24/9) em Brasília que o Grupo Bandeirantes de Comunicação pratica “antijornalismo” e atua com uma “má-fé golpista” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). “A posição da família Saad, dona do grupo Bandeirantes e de 16 fazendas com 4,5 mil hectares em São Paulo, é um exemplo nefasto de antijornalismo e de uso indevido de uma concessão pública para atender a interesses pessoais, privados”, avalia Dr. Rosinha. “É um tipo de má-fé de natureza golpista, reacionária.” A declaração do parlamentar petista se refere à cobertura do grupo —controlador das redes Band de televisão e BandNews de rádio, entre outros veículos— a respeito da atualização dos índices de produtividade rural. Em seu telejornal de quarta-feira (23/9), no horário nobre, a emissora divulgou um “editorial” que diz o seguinte: “[Lula] não age como presidente, mas como líder de um bando de militantes que muitas vezes atuam como criminosos. Se Lula e seu MST levarem à frente essa bandeira insensata estarão abrindo uma guerra no campo, que poderá se transformar em tragédia”. Lido pelo âncora Joelmir Betting, o texto ainda questiona se a atualização dos índices de produtividade seria uma “ação premeditada do presidente para dividir o país”. Ao que o parlamentar Dr. Rosinha responde: “Esse editorial, somado à cobertura distorcida feita sobre o assunto pelos veículos do grupo nas últimas semanas, deixa qualquer cidadão horrorizado. Todo telespectador da Band ou ouvinte da BandNews, com alguma informação prévia sobre o tema, logo nota a falta de pluralidade e o ponto de vista enviesado, distorcido. O grupo Bandeirantes acoberta o latifúndio improdutivo e a especulação”.

Previsão em lei

Os índices de produtividade são dados que determinam se uma fazenda é ou não improdutiva. Criados em 1975, os índices de produtividade atualmente em vigor estão defasados. Não levam em conta os avanços tecnológicos da agricultura. Essa defasagem facilita aos fazendeiros alcançar os indicadores mínimos e evitar desapropriações. “Os parâmetros, índices e indicadores que informam o conceito de produtividade serão ajustados, periodicamente, de modo a levar em conta o progresso científico e tecnológico da agricultura e o desenvolvimento regional”, diz o artigo 11 da lei federal 8.629, de 1993. Com novos índices, o número de imóveis que não cumprem sua função social disponíveis para a reforma agrária cresceria no país. Para atualizá-los, basta ao governo federal editar uma portaria conjunta entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. Com novos parâmetros, o número de imóveis que não cumprem sua função social disponíveis para a reforma agrária cresceria no país.

 Conteúdo relacionado

Vídeo com o editorial do grupo Bandeirantes http://maisband.band.com.br/v_36124_lula_comenta_os_novos_indices_de_produtividade_rural.htm

Íntegra do “editorial” ”

A afronta ao trabalho não poderia ser maior. E vem exatamente daquele que deveria ser o primeiro a garantir a segurança e tranquilidade de quem cumpre seu dever. O presidente Lula está agredindo não só os produtores rurais, mas a Nação como um todo quando apoia tal portaria que aumenta os índices de produtividade como critério para desapropriar terras. Não age como presidente, mas como líder de um bando de militantes que muitas vezes atuam como criminosos. Se Lula e seu MST levarem à frente essa bandeira insensata estarão abrindo uma guerra no campo, que poderá se transformar em tragédia. É inconsciência? Ignorância? Covardia? Ou uma ação premeditada do presidente para dividir o país?”

Lei federal 8.629, de 1993

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8629.htm

Atualizar os índices de produtividade, sim (artigo Dr. Rosinha)

http://drrosinha.com.br/conteudo.phtml?t=o&id=126

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.