8:10Quem não vale nada?

por Ary Kara:

A nova propaganda da Caixa Econômica que utiliza a música “Você não vale nada” é um dos maiores absurdos da propaganda brasileira. E como se trata de banco estatal, a coisa piora. A mensagem clara, direta, afirma que as pessoas da Classe “C, D e E”,  emergentes, não valem nada, mas o banco gosta e empresta dinheiro para trocar os objetos estragados, velhos. Tanto isso é verdade que eles são trocados. O próprio publicitário assume que foi ousado, como pode-se ler no texto abaixo. Houve discriminação das pessoas. E se lançassem um jingle do presidente Lula com a mesma música? Será que ele iria gostar? Segue também o link dos vídeos. 
http://www.youtube.com/watch?v=YrVV3tpr6M0

http://www.youtube.com/watch?v=BIek-_HM6GM

Do site “Portal da Propaganda” (www.portaldapropaganda.com.br):

01 de setembro de 2009
 
  “Você não vale nada, mas eu gosto de você”, regravada pelo grupo Calcinha Preta, é hoje a música-tema de novela de maior sucesso no País e também da nova campanha de Crédito da Caixa, que começa a veicular nacionalmente hoje, dia 1º, com inserção também no break da novela das oito da Rede Globo.

 

“Está na boca do povo, é a música mais ‘baixada’ na internet …  é um tremendo sucesso nacional” diz, entusiasmado, Erh Ray, presidente e diretor de criação da BorghiErh/Lowe, agência da Caixa responsável pela criação da campanha.

 

“Foi uma questão de oportunidade”, revela José Henrique Borghi, presidente e diretor de criação da agência. “A Caixa buscava alcançar a grande massa de consumidores, sobretudo, essa classe C emergente. E para anunciar o crédito mais barato do mercado, com as melhores taxas, dentro desses objetivos da campanha, o grande recall da música foi determinante para a criação. Pois, assim, asseguramos, antecipadamente, atenção e lembrança à campanha”.

 

Erh destaca que é obrigação da agência ser ousada e criativa. “Mas é uma satisfação enorme ter um cliente igualmente ousado e com coragem estratégica para veicular campanhas como esta”, afirma. A BorghiErh/Lowe acaba de completar, no último dia 22/08, o seu primeiro ano de atendimento à conta.

 

A Campanha – O refrão da música serve para mostrar a tolerância – ou seria a insatisfação contida – das pessoas com produtos que não funcionam mais tão bem. Para eles é anunciado o Crédito da Caixa. E, assim, aqueles mesmos consumidores podem, então, adquirir novos produtos. Basicamente é esse o racional criativo da campanha, explica o redator André Pessoa, um dos criativos diretamente envolvidos.

 

Os principais meios de veiculação serão a TV e o Rádio. Os filmes foram produzidos pela Margarida, com direção de Ricardo Gordo Carvalho. E o jingle foi gravado pela MCR, com a voz de um “cover” da banda Calcinha Preta – os autores da versão original da música na novela. Completam a campanha os meios Jornal, Revista e Internet. As fotos são do fotógrafo Rogério Alonso e foram produzidas com o mesmo “casting” e na mesma locação dos filmes.

 

Assinam a criação José Henrique Borghi, Erh Ray, André Pessoa e Gustavo Simões; direção de criação de José Henrique Borghi, Erh Ray e Fernando Nobre; atendimento de Ricardo Hoffmann e Larissa Santos; e aprovação do cliente Clauir Santos, Edson Kikuchi, Adriana Probst e Elias Junior.

FICHA TÉCNICA

 

Títulos: “Vale Nada” e “Vale Nada 2”

Duração: 2X30″ / 1X7″ / 1X5″

Produto: Crédito

Cliente: Caixa Econômica Federal

Características: 35mm

Produtora: Margarida Flores e Filmes

Produção: Margarida Flores e Filmes

Direção: Ricardo “Gordo” Carvalho

Direção de Fotografia: Alex Sernambi

Cenografia: Patrícia Pereira

Pós-produção: Ilegal FX

Montador: Alessanco Lopes

Trilha: MCR

Maestro: Lino Simão e Maurício Novaes

Locução: Romis Ferreira

Direção de Criação: José Henrique Borghi, Erh Ray e Fernando Nobre

Criação: José Henrique Borghi, Erh Ray, André Pessoa e Gustavo Simões

Direção RTVC: Márcia Coelho

Produção RTVC: Márcia Coelho e Débora Souza

Atendimento: Ricardo Hoffmann e Larissa Santos

Aprovação (Cliente): Clauir Santos, Edson Kikuchi, Adriana Probst e Elias Junior

Planejamento: Gabriela Soares e Thais Frazao

Mídia: Rosana Ribeiro, Yuri Tashiro, Vera Bomfim e Ivone Camargo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.