11:27Fumo no Japão

A respeito da nota “Barrigada do povão”, assinada peloo “Ombudsman”, uma colaboradora do blog enviou esta notícia publicada no jornal “O Estado de São Paulo” pela correspondente em Tóquio Cláudia Trevisan no dia 28 de setembro:

Os habitantes de Tóquio podem acender seus cigarros em bares e restaurantes, mas correm o risco de receber uma multa de até US$ 200 se ousarem fumar ao ar livre fora das áreas delimitadas para esse fim nas calçadas e ruas da cidade. Andar e fumar é proibido na capital japonesa e os fumantes se amontoam ao lado de cinzeiros colocados ao fim de cada quadra ou em fumódromos localizados nas proximidades das estações de metrô ou de trem.

O rigor da restrição ao ar livre contrasta com a tolerância ao fumo em locais fechados. A prática só foi abolida totalmente nas estações de trem e nos táxis no ano passado e enfrenta poucas limitações nos bares e restaurantes. À diferença de São Paulo, o cliente que senta no balcão de um sushi bar de Tóquio não está livre de um vizinho fumante. Nos escritórios, os administradores têm a liberdade de decidir sobre restringir ou não o fumo entre os funcionários.

A proibição de andar e fumar começou a ser adotada em regiões da capital japonesa em 2002, depois que moradores reclamaram dos efeitos nocivos da fumaça sobre as crianças. A medida se espalhou por outras áreas e hoje se impõe em praticamente toda a cidade. Além do dano que pode causar às crianças, a prática foi vetada problemas que pode causar em grandes aglomerações: o fumante pode queimar outros pedestres e soltar fumaça no rosto de alguém que ande na direção contrária.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.