11:31Entre as 10

A prefeitura de Curitiba informa:

Curitiba é a única cidade da América Latina selecionada pelo estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York, feito no ano passado para apontar as 10 cidades com maiores perspectivas de sustentabilidade, de hoje a 2020. “É mais um reconhecimento internacional para as ações de Curitiba em prol da sustentabilidade”, diz o prefeito Beto Richa.

Foram avaliadas cidades com mais de 600 mil habitantes, nas seguintes áreas: Planejamento Ambiental; Saúde e Lazer; Educação, Arte e Cultura; Transporte e Habitação; Economia e Negócios; Legislação e Transparência; Comunicação; e Inovação.

Além de Curitiba, figuram na lista: Toronto (Canadá), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Cingapura (Cingapura), Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dabi (Emirados Árabes), Melbourne (Austrália) e Frankfurt (Alemanha). O estudo está publicado, em inglês, no site WWW.ethisphere.com

O estudo diz que Curitiba tem sido planejada para o desenvolvimento sustentável desde a década de 1960. “Em muitos aspectos, Curitiba avançou muito além de cidades europeias (há dezenas de pequenas cidades europeias que têm programas de sustentabilidade). Na verdade, líderes de cidades ao redor do mundo, incluindo Los Angeles, têm consultado Curitiba para planejar os seus futuros sustentáveis.”

O estudo cita como pontos fortes de Curitiba o transporte e a moradia acessível. “De um modo geral, o aspecto mais original de Curitiba é o sistema de ônibus, especialmente concebido para cobrir toda a cidade e usado por grande parte da população. A cidade também tem moradia a preços acessíveis.”

“Como não podemos voltar no tempo e mudar a concepção das cidades, o próximo passo lógico é planejar o futuro a partir de agora. Muitas cidades estão fazendo isso, respondendo às necessidades de seus cidadãos, desenvolvendo planos de sustentabilidade”, diz o estudo. “Este estudo mostra 10 cidades líderes, chamadas de Centros Sustentáveis Globais 2020. São cidades grandes, cosmopolitas e economicamente significantes.”

“Beneficiar o meio ambiente é um incentivo, mas, voltando para as causas das mudanças sociais, há também uma vantagem comercial para o desenvolvimento sustentável, que por sua vez também leva a uma maior qualidade de vida.” 

“Tratando diretamente disso, os executivos muitas vezes tomam decisões sobre a localização das fábricas, matrizes e assim por diante com base nos indicadores de qualidade de vida; onde querem que sua família viva”, diz William Rees, professor de Planejamento Regional e Comunitário da Universidade de British Columbia. “E assim, nós tendemos a tomar decisões com base nessas coisas, mesmo a despeito de números econômicos que dizem que ir a outro lugar é uma ideia melhor.”

“O desafio de alcançar a meta da sustentabilidade urbana é tão grande que nenhum setor, seja ele comercial ou do governo, pode consegui-lo sozinha”, diz Nancy Kete, diretora do Centro para Trasnporte Sustentável do Instituto World Resources, de Washington. “É por isso que algumas das iniciativas de sustentabilidade mais inovadoras e eficazes têm sido realizadas quando governo, iniciativa privada e organizações não-governamentais unem suas cabeças e têm uma abordagem interssectorial”.

“Ainda será visto o que o future reserve para todos estes projetos de desenvolvimento sustentável. Uma coisa é certa: Os Centros de Sustentabilidade Global 2020 não estão esperando para descobrir o que vai acontecer. Eles estão tratando o assunto em suas próprias mãos e começando a agir”, conclui o estudo, que também avaliou cidades de pequeno porte, com menos de 600 mil habitantes. Nesta lista aparecem como cidades sustentáveis: Copenhague (Dinamarca), Doha (Catar), Edimburgo (Escócia), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Portland (Estados Unidos), Reykjavik (Islândia), Vitória (Canadá), Wellington (Nova Zelândia), Roterdã (Holanda).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.